LifeStyle • 22 Jun 2012
Ganhe mais 5 entradas para o paddock do Estoril Experience Day
“Porsche 550 Spyder & Coupe” é o sexto volume da colecção Automobilsport.
O Porsche 550 Spyder alcançou tal sucesso em tantas partes do mundo durante tanto anos que deve ser o maior carro de desportivo de corrida da história. Dominando a classe 1 ½ litros, corridas após corridas, os Spyders alcançaram o status, rivalizando com carros muito mais potentes. Tudo começou com a produção em 1955 dos Spyders.
Em 1952, a Porsche decidiu projectar e construir novos carros de competição para substituir seus fiéis, mas envelhecidos coupes. Este foi um novo empreendimento para Ferry Porsche e para o seu gerente de negócios Albert Prinzing. Estendendo as actividades da empresa numa nova etapa com tanto custo adicional e risco. Como era o seu estilo, no entanto, Ferry explorou esta nova aventura com prudência.
Ferry Porsche sabia que a competição, tanto pelas marcas como de proprietários privados, tinha melhorado a reputação e as vendas dos seus carros. A competição ganhou um novo e poderoso defensor dentro da organização Porsche a partir de meados de 1951: Fritz Huschke Sittig Enno Werner von Hanstein, geralmente conhecido simplesmente como Huschke. Louco por motor, em todas as vertentes, von Hanstein tinha competido tanto em moto como em carros antes da guerra. Ele foi campeão de rampas num BMW 328 e co-piloto do vencedor BMW coupe em 1940 Mille Miglia.
Em meados de 1952 von Hanstein e outros na Porsche viam a sua reputação no mundo das corridas espalhada pelo mundo. Na classe de 1100 cc, onde Porsches tinham sido tão bem sucedidos em Le Mans, na OSCA em Itália apresentou uma nova ameaça formidável, com motores. Na classe 1500 cc, venceu em Le Mans naquele ano por um britânico Jowett Jupiter.
Na Alemanha, a Borgward e a EMW da Zona Leste apresentavam por sua vez, forte oposição na classe 1.5 litros. Perante esta nova competição melhorada, a Porsche não podia mais contar com versões modificadas e iluminadas dos seus carros. Se era para defender as vitorias, precisavam de algo mais adequado á competição.
Depois daquele verão de 1952, dois novos projectos iniciaram-se sobre a surpevisão geral do Engenheiro-chefe Karl Rabe. Um designado Tipo 547 era um novo motor projectado para oferecer muito mais potencial de desenvolvimento dentro do mesmo tamanho geral e estrutura como o anterior. Este novo motor foi visto por Ferry Porsche como uma ferramenta de pesquisa com a qual os homens da Porsche poderiam ampliar os seus conhecimentos de motores de automóveis de alto desempenho refrigerados a ar. O outro projecto, Tipo 550, teve consequências mais imediatas. O tipo 550 era um carro novo para ser utilizado pela marca para correr.
Esta revista foca estas historias e outras ao longo de 200 páginas. Os temas que inclui:
Estará disponível através da livraria Ascari, no final do mês. Para pré-encomendas o preço será de 10 euros.
LifeStyle • 22 Jun 2012
Ganhe mais 5 entradas para o paddock do Estoril Experience Day
LifeStyle • 31 Out 2016
Portugal tem as quartas melhores estradas da UE. E os clássicos agradecem!
LifeStyle • 13 Out 2018
Nova temporada de “Fast n’ Loud” estreia a 25 de Outubro no Discovery Channel
Cuidado com as traduções automáticas…