Islay, o local onde nasceu o nome Land Rover

Clássicos 26 Ago 2015

Islay, o local onde nasceu o nome Land Rover

Islay, na Escócia, é um local importante para a história da Land Rover. Há mais de 60 anos, foi nesta ilha, carinhosamente apelidada de «Rainha das Hébridas», que foi batizado um ícone automóvel.
 
Spencer Wilks, então Manager Director da Rover Car Company, possuía na ilha uma propriedade conhecida como Laggan Estate. Em 1947, enquanto conduzia o seu Rover 12 modificado através de um terreno acidentado, Ian Fraser, encarregado da propriedade, comentou que o que precisava mesmo era de um «Land Rover», e assim nasceu o nome.
 
Em reconhecimento deste facto, a Land Rover regressou a Islay para gravar um filme único, celebrar os 67 anos de produção contínua das séries Land Rover e Defender e visitar o local que inspirou a marca deste conhecido veículo.

 
Na ilha, os convidados tiveram a oportunidade de conduzir diversos modelos Land Rover e Defender, incluindo uma Pick-Up Série I 107″ de 1954, um Série IIA 88″ de 1965 com capota de lona e uma Station Wagon Série III 109″ de 1980. A viagem incluiu também uma visita à destilaria de Kilchomen, pertencente a Kathy Wills, bisneta de Spencer Wilks.
 
Conhecida pelas suas vastas paisagens, pelo terreno acidentado e pela produção de algumas das melhores marcas de uísque do mundo, foi em Islay que foram testados os Land Rover produzidos em finais dos anos 40, tendo os irmãos Wilks continuado a usar a ilha como local de testes à medida que desenvolviam o Series Land Rover.
 

Roger Crathorne, autor de «Born in Lode Lane», comenta: “Apesar de muitos dos veículos terem mais de 50 anos, ainda conseguem superar os desafios do difícil terreno que Islay tem para oferecer, demonstrando na perfeição a capacidade pela qual a Land Rover sempre foi reconhecida”.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment