Algarve Classic Cars: Nuno Serrano e Alexandre Berardo repetem vitória

Competição 16 Jul 2015

Algarve Classic Cars: Nuno Serrano e Alexandre Berardo repetem vitória

Foi provavelmente uma das edições mais emotivas de sempre do Algarve Classic Cars, a prova de Regularidade Histórica, organizada há 23 anos pelo Clube Português de Automóveis Antigos e inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
 
O programa teve início no passado dia 10 de Julho, já ao final da tarde com a realização do Circuito Casino de Vilamoura, integrado na Etapa Murganheira. O público esteve presente apesar do muito calor que se fez sentir e pode assistir a um excelente espectáculo, com os concorrentes a evoluírem veículos tão diferentes como o Austin A35 com apenas 850cc, ou por exemplo os mais potentes Porsche 911.
 
Dividido em duas vertentes, o Percurso Turístico e o Percurso Desportivo, a prova foi para a estrada no sábado de manhã com a realização da Etapa Mercedes- Benz/ Starsul. Esta era composta pela Rampa Cerro de S. Miguel, seguindo-se a realização de várias provas de regularidade (PR), realizadas no Concelho de Olhão. A meio da manhã a merecida neutralização em S. Brás de Alportel.
 
Até à Quinta do Lago, onde se deu por concluída a 1a Etapa, os concorrentes cumpriram um total de cerca de 86 quilómetros, sempre sob um imenso calor, o que veio a dificultar o andamento a alguns automóveis. Após o almoço no restaurante Bovino, cumpriu-se a 2a Etapa, que recebeu a designação de Viborel. Com um total de 53 quilómetros de extensão, com final no Vila Vita Parc, e com bastante calor a dificultar uma vez mais vida a alguns veículos, as passagens por Escanxinas, Boliqueime, Aroal, Malhão, Cerca Velha e Paderne, antecederam a realização de mais umas quantas PR de modo a dar algum trabalho aos navegadores e a baralhar as classificações. Já na Freguesia de Tunes teve lugar a Prova de Regularidade 12, havendo ainda tempo para se disputarem mais duas PR.
 
Armação de Pêra foi o local escolhido para finalizar a 2a Etapa e realizar-se o já tradicional Circuito Opticalia, que reuniu a atenção dos veraneantes presentes. Em termos desportivos, de realçar o abandono da dupla Marta Queirós/ João Serôdio num Fiat 124 Spider de 1973, durante a tarde deste dia devido a problemas no diferencial do carro italiano.
Seguiu-se a Etapa Schweppes com um total de 43 quilómetros ligando Armação de Pêra a Vilamoura, com mais uma PR pelo trajecto. Feitas as contas, no final deste dia, a classificação geral ponderada era liderada pela equipa do Ford A, composta por João Barandas Vieira e Maria Teresa Vieira, após um excelente início de prova. O jantar deste dia realizou-se no Puro Beach em Vilamoura.
 
Surpresa no último dia

 
Quem pensava que as classificações estavam já praticamente definidas após os dois primeiros dias de prova, enganou-se.
Com a partida da Etapa Conrad Algarve no domingo de manhã, os concorrentes dirigiram-se em direcção ao Kartódromo de Almancil, onde disputaram mais uma prova a contar para a classificação final. Pelo meio, um controlo de passagem pelo Conrad Algarve.
 
Quem conheceu alguns problemas após realizar a sua prova no kartódromo foi a equipa do MG B, composta por Adelino e Maria João Leite. Em termos de percurso, seguiu-se a passagem por Loulé e a realização da 19a PR. Foi contudo, na seguinte PR, realizada no Sítio da Picota, que a classificação se veio a alterar de forma significativa. Com temperaturas altas, as mecânicas começaram a ressentir-se e os travões do Ford A Cabriolet de 1931 João Barandas Vieira e Maria Teresa Vieira não resistiram e cederam após uma íngreme descida. O abandono acabou por ser inevitável, numa altura em que lideravam com um certo à vontade a Classificação Geral Ponderada e faltavam cerca de 20 quilómetros para o final da prova.
 
A vitória foi assim para a dupla do Porsche 912, composta por Nuno Serrano/ Bernardo Berardo, eles que tinham vencido o Algarve Classic Cars há anos atrás.
 
Prémios e Troféus
Troféu Avis – Melhor Equipa Feminina: Lurdes Costa Silva e Mariana Brízido – Porsche 964
Troféu Robalo & Macedo
Percurso Desportivo: Alfredo Pereira da Costa e Raul Pereira da Costa – MG A
Percurso Turístico: António Leal Pereira e Pedro Dias Costa – MG TF
Troféu Mercedes-Benz/ Starsul
Percurso Turístico
Categoria D: Albert Eberarhd e Monique Eberarhd – Mercedes-Benz 500K
Categoria E: Altino José Sousa e Maria Alice Sousa – Mercedes-Benz 190 SL
Categoria F: Paulo Réfega e Ana Rosa Amorim – Mercedes-Benz 280 SE
Categoria G: Luís Simões e Luís Gonçalves Simões – Mercedes-Benz 350 SL
Percurso Desportivo
Categoria E: Heldér Valente e Júlia Valente – Mercedes- Benz 190 SL
Categoria F: Luís Sequeira Fernandes e Maria Alexandra da Costa Jesus – Mercedes-Benz 280 SL
Categoria G: Manuel Ferreira Marques e Maria Celeste Marques – Mercedes-Benz 190 SL
Menção Especial: Engo José Mira: Mercedes-Benz 300 SL



PARTILHAR:

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Salvador P. GouveiaGuilherme Catrola Godinho Recent comment authors
Guilherme Catrola Godinho
Visitante
Guilherme Catrola Godinho

Por favor enviem o Jornal dos Clássicos para o mei email.
Obrigado
Guilherme Catrola Goinho