A Base Aérea do Sobreiro, Albergaria-a-Velha

Arquivos 11 Jul 2015

A Base Aérea do Sobreiro, Albergaria-a-Velha

Uma digitalização de uma foto através do Dr. Mário Jorge Lemos Pinto leva-nos a uma viagem no tempo através do testemunho do Engº Duarte Machado.
 
Em 1941 ( provavelmente ) devido às imagens dos aviões da II Guerra Mundial os irmãos Humberto e Emídio Gonçalves com graves problemas de audição e fala mas grandes marceneiros do Sobreiro resolveram fazer um avião. Assim o que vemos na imagem foi executado em madeira, com asas em lona e um sistema de locomoção, pedais, rodas, volante, etc.
 
Um dia resolveram experimentá-lo e escolheram o declive a partir da casa do Dr. Quina em direcção a Aveiro. A experiência só durou até onde hoje se encontram as bombas de gasolina à entrada do acesso à Turol.
 
Provavelmente o avião virou ou capotou. Nessa altura passaram dois militares que iam para o quartel de Aveiro. Na época era a estrada internacional Aveiro – Vilar Formoso. Os militares interpelaram os dois irmãos que só puderam responder com sons ininteligíveis pois eram mudos. Perante este facto, os militares dirigiram-se para o quartel de Aveiro, onde comunicaram aos seus superiores: ” Dois alemães aterraram com um avião no Sobreiro! “.

Classificados

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Rui Reiscarlos santosManuel Nunes Nogueira da Silva Recent comment authors
Rui Reis
Visitante
Rui Reis

Fantástica História!

carlos santos
Visitante
carlos santos

mais ou menos a qurenta atraz quando efectuava umas obras numa casa no sobreiro enfrente a viela da moita estive com a elice desse tal aviao na mao mas falta o resto da estoria.
o que se passou logo apos os doies melitares terem chegado aveiro? onde se esconderam os dois pilotos? o nome dos grupo e mais

Manuel Nunes Nogueira da Silva
Visitante
Manuel Nunes Nogueira da Silva

Fui uma testemunha, então com sete anos, deste avião. O meu avô ia ao lagar destilação de bagaço de uvas, pertencente ao pais nestes nossos construtores de aeronáutica, e eu acompanhava-o e pude ver a construção e mais tarde a experiencia que não resultou. Conheci os irmãos um totalmente mudo e o outro com graves problemas de fala. Conheci também o consultório do Dr. Quina onde se realizou a experiencia. Nunca pensei passados 70 anos poder ainda ver o famoso avião do Sobreiro. Será possível enviar-me uma foto? O meu contato telefónico é 917228080. Ficar-vos-ia muito grato para poder mostrar… Read more »

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube