Expedição a Cuba, em R4

Clássicos 20 Jun 2015

Expedição a Cuba, em R4

Cuba, Parque Manuel de Castro, 30 de Maio, 9:30 – foi este o ponto de encontro para as R4, provenientes de várias partes do país, envolvidas na “Expedição a Cuba, em R4”, mais uma etapa dos “Eat-inerários Slow” em R4 pelo Alentejo, parceria entre o Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal e o Slow Food Alentejo que tem vindo a percorrer o território transtagano.
 
Este passeio deu a conhecer um pouco do território e património da original Cuba (e.g. tabernas e vinho de talha, paisagens e cante, história e “estórias”, enogastronomia local sazonal e petiscos), a uma caravana de 25 R4 (e cerca de 50 pessoas), na qual imperou um ambiente descontraído e convivial e em interacção com a população local.
 
Entre os estacionamentos no Parque Manuel de Castro e no II Festival do Caracol, a jornada incluiu visita guiada à Igreja Matriz de São Vicente e ao seu Tesouro Artístico (com Nuno Sota), animada recepção pela Câmara Municipal de Cuba na Adega do Arrufa (entre copos de vinho, bolos tradicionais, lembranças e a entrada do vinho de talha para a Arca do Gosto do Slow Food), paragens comentadas na Casa de Fialho de Almeida e no monumento a Cristóvão Colon, refrescar de gargantas na taberna do Chico Fitas, sápido repasto regional em torno de uma sopa de espinafres com queijo e de umas inevitáveis migas, visitas guiadas aos frescos (e às personagens hexadáctilas aí retratadas) da Igreja de São Luís dos Assentes (Faro do Alentejo) e aos azulejos da Igreja de N. Sra. da Visitação (Vila Alva), paragens na Ponte Romana de Albergaria dos Fusos e na Represa Romana de Vila Ruiva (em ambas alguns convivas “geocacharam”), retempero de energias nas tabernas do Febras e do Lucas (entre copos de vinho, petiscos e cante) e prolongado epílogo no certame em honra ao popular gastrópode, com muita cerveja, caracóis e música, e que terminou, para os mais audazes, após as 3:00 matinais! E cerca de um terço das R4 pernoitou em Cuba, no recinto do II Festival do Caraco.
 
Assim se celebraram, após os relevos (elevações) de Marvão e as pedreiras (depressões) da Rota dos Mármores®, as planuras alentejanas tão conhecidas das R4, por esta Cuba, também de Colombo – entre capelas e “capelinhas”, com um quarteirão de R4 dirigidas e comandadas pela R4 de Direcção e Comando dos Bombeiros Voluntários de Cuba (com José Cabrita e Dulce Lopes)!
 
O Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal agradece a todos os que tornaram possível esta aventuR4, com realce para os “expedicionários”, a Câmara Municipal de Cuba (e.g. recepção, acompanhamento, lembranças, sabores, estacionamento), os Bombeiros Voluntários de Cuba (R4 de Direcção e Comando), José Cabrita, o Restaurante Lula, a Direcção do 4.Clube.Portugal… E suspeitamos que a caR4vana regressará, com muito prazer, à primordial Cuba.
 
Texto: Victor Lamberto
Fotografias: A. Borralho, J. Santos, L. Borrecho, L. Coelho, M. Ribeiro & V. Lamberto

Classificados
Juan Sole
Visitante
Juan Sole

Fantástico¡,,,,,,

Fantástico !!!!! Quiero venir. ,!!

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube