Jaguar na Mille Miglia 2015 com uma gama extraordinária de veículos Heritage lendários

Clássicos 19 Mai 2015

Jaguar na Mille Miglia 2015 com uma gama extraordinária de veículos Heritage lendários

Nove dos veículos Heritage da Jaguar mais galardoados e icónicos competiram na Mille Miglia 2015, evento que, este ano, coincidiu com a celebração do 80º aniversário da marca.
 
Os espectadores que se deslocaram ao percurso italiano das 1.000 milhas tiveram o privilégio de contemplar três C-Type, três D-Type, um XK120, um XK140 e uma berlina MK VII, que competiram como parte da equipa Jaguar Heritage. A Mille Miglia, que começa e termina em Brescia e atravessa o centro da capital de Itália, Roma, teve lugar de 14 a 17 de Maio de 2015 e constitui uma duríssima prova, tanto para os veículos como para os pilotos.
 
O primeiro dos C-Type, com matrícula “NDU 289”, integra a colecção do Jaguar Heritage Trust e já está familiarizado com a Mille Miglia, dado que em 1953 —celebra 62 anos— competiu no formato original da prova, com Mario Tadini e Franco Cortese ao volante. Este é um dos três modelos, propriedade do Jaguar Heritage Trust, que este ano participaram na prova, e foi pilotado por Mike Cross, Chief Engineer da Jaguar Vehicle Integrity.
 
O C-Type “KSF 182”, Chassis n.º 42, foi pilotado por Jimmy Stewart e posteriormente por Sir Jackie Stewart ao longo de um período de três anos: de 1953 até 1955. Foi conduzido por Derek Bell, piloto veterano de renome internacional, vencedor das 24 Horas de Le Mans em cinco ocasiões e das 24 Horas de Daytona em três. Derek competiu como convidado de Adam Lindemann, colecionador de arte, entusiasta de automóveis clássicos e proprietário do “KSF 182”’. A curta-metragem realizada pela Jaguar Heritage, disponível em http://youtu.be/jVf9z1NEa2Y,proporciona informação completa acerca do C-Type.
 
O “PUG 676”, que competiu em numerosas ocasiões nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial, completa o trio dos C-Type e foi pilotado por Ben Cussons, proprietário do veículo e Presidente do Royal Automobile Club Motoring Committee.
 
Jaguar Mini Miglia 2015
 
A participação da Jaguar não seria completa sem o lendário D-Type. Este ano, a equipa que participou no evento clássico de resistência automóvel contou com o “NVC 260”, que durante a década de 1980 competiu em várias Mille Miglia. Anteriormente propriedade de Ralph Lauren, este D-Type especial demonstrou também a sua valia ao longo de uma carreira de dois anos (1956- 1957). Foi pilotado pelo seu proprietário, Simon Kidston, um dos mais acreditados especialistas em automóveis clássicos do mundo.
 
No evento estiveram também presentes o “RSF 303” e o “393 RW”, que na década de 1950 participaram em provas importantes. O D-Type “RSF 303”, da Ecurie Ecosse, foi concebido para competir: após um segundo lugar em Le Mans em 1957, participou na Mille Miglia desse mesmo ano e de 1958. Foi pilotado por Ian Callum, Design Director da Jaguar, e pelo seu proprietário, Clive Beecham, empresário e apaixonado dos automóveis clássicos.
 
Jaguar Mini Miglia 2015
 
O “393 RW”, que reforçou o espírito competitivo e a performance do D-Type em 1956 ao ser coroado pelo sucesso após vencer as 12 Horas de Reims e terminar num incrível sexto lugar —além de estabelecer a volta mais rápida— em Le Mans nesse mesmo ano, foi conduzido por James Martin, reputado chefe e apresentador da Saturday Kitchen, programa de grande popularidade da cadeia de televisão BBC One.
 
Os clientes podem conhecer em primeira mão o que se sente ao conduzir um C-Type, um D-Type e um E-Type nas instalações de testes da Jaguar em Fen End, próximo da sede da Jaguar Land Rover nas West Midlands. A Jaguar Heritage Driving Experience disponibiliza a oportunidade de experimentar a fundo a sensação de conduzir um Jaguar clássico. Podem ser selecionadas várias opções: um pacote de boas-vindas e uma hora de prova de condução; em meio dia numa sessão especial que reproduz o ambiente das 24 Horas de Le Mans; ou num dia completo de “Elegância e Velocidade”. A curta-metragem realizada pela Jaguar Heritage, disponível em http://youtu.be/h_9JEnc6mSs, proporciona informação completa acerca do D-Type.
 
A berlina MK VII, apesar de não estar atualmente incluída no programa Jaguar Heritage Drive, proporcionou aos fãs da Mille Miglia, através das plataformas das redes sociais da Jaguar, a oportunidade de descobrir porque foi um dos veículos mais extraordinários da sua época: permitia viajar a mais de 160 km/h, com cinco pessoas e a sua bagagem. O evento deste ano contou com o modelo “97 DMH”, pilotado pelo aventureiro Charley Boorman. Um MK VII muito similar a este, com Ronnie Adams ao volante, conseguiu a vitória no Rally de Montecarlo de 1956.
 
O XK120, com a matrícula “OOF 748”, que a atual apresentadora do programa The Classic Car Show do Channel 5, Jodie Kidd, chamou carinhosamente “Betsey”, adicionou glamour ao desafio da Mille Miglia 2015. Após conduzir este impressionante Jaguar no evento de 2014, este ano a popular apresentadora repetiu a experiência acompanhada por David Gandy, supermodelo, colunista da revista GQ.com e entusiasta de automóveis clássicos. A curta-metragem realizada pela Jaguar Heritage, disponível em http://youtu.be/jQVczfP4Q8Bc, proporciona informação completa acerca do XK120.
 
O XK140, sucessor do XK120, chegou em setembro de 1954 e continuou o legado do seu antecessor: um grand tourer descapotável. O XK140 que participou na Mille Miglia deste ano, com matrícula “TAC 743”, foi conduzido e era propriedade do extraordinário piloto britânico David Hobbs. Integralmente restaurado por Trevor Groom em 2006, foi pilotado pelo rapper Elliot Gleave, também conhecido como Example, e pelo seu pai, Michael. Este veículo completou a equipa de concorrentes da Jaguar na Mille Miglia 2015.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment