Clássicos • 03 Out 2012
“Urban Outlaw”, o documentário sobre Magnus Walker, estreou em Londres
Nos passados dias 11 e 12 de Abril comemorou-se mais um aniversário do CLAC, o décimo oitavo. Foi mais um encontro memorável, desta vez organizado pelos sócios Fausto Machado, actual Vice-Presidente do Clube e Hernani Silva, o Director Executivo.
No dia 11 colocaram-se os Clássicos a rolar em caravana rumo ao Palácio de Mateus, em Vila Real, um Solar construído no século XVIII, de estilo barroco, cuja autoria é atribuída ao mesmo arquitecto da Torre dos Clérigos, o italiano Nicolau Nasoni.
Foi apreciável o atendimento muito profissional dos guias que os conduziram pelas diversas áreas e divisões da Casa, começando pela Capela e concluindo na interessante Biblioteca, com a edição ilustrada dos célebres Lusíadas, de Luís de Camões, a qual terá sido promovida por um dos Morgados de Mateus e divulgada e apreciada por muitos ilustres, incluindo reis de outras nações.
Os jardins muito cuidados nos seus recortes e verde luxuriante também não deixaram os participantes indiferentes e à saída todos procuraram apanhar com as câmaras fotográficas os melhores ângulos na paisagem para melhor enquadrar os nossos Clássicos.
Depois prosseguirem em direcção a Galafura, no Concelho de Peso da Régua, e mergulharem na soberba paisagem sobre o rio Douro, entre as margens de socalcos, incluindo o miradouro imortalizado pelo poeta Miguel Torga, a que se seguiu um momento gastronómico muito agradável no restaurante S. Leonardo.
O tempo estava quente para a época do ano e o sol inundava a paisagem, colorindo a nossa tarde de curiosidades. A primeira das quais foi encontrar a rotunda que anunciava Favaios, terra do Moscatel!… Nessa Aldeia de padarias e casas de outras iguarias, visitamos o Museu do Pão, que para além de Pão também era de Vinho, o tal famoso Moscatel, de muitos cheiros e sabores, e revelou uma terra no seu especial planalto de despertar apetites, uma terra de simpatias que nos convida a lá voltar!…
Depois foi a vez de entrarmos vagarosamente na tranquilidade de Alijó para descansar na bela Pousada Barão de Forrester, em homenagem a Joseph James Forrester, empresário inglês, radicado em Portugal durante o século XIX, que, em 1855, recebeu do Rei D. Fernando II o título de barão, pela sua dedicação ao estudo e valorização do Douro e do Vinho do Porto. O simpático jantar na Pousada, como não podia deixar de ser, foi aconchegado por um magnífico vinho do Porto.
No dia seguinte, no centro de Alijó, junto ao Pelourinho e à Igreja, muito perto do Edifício da Câmara, colocamos em exposição os nossos Clássicos, sob a forma de um triângulo, cujo vértice da frente foi preenchido pelo carro mais antigo presente, o Volvo 122 S, de 1960, de Robert Vonk, a que se seguiram os dois boca de sapo presentes, o Citroen ID 19 Confort, de 1964, de Rui Martins e o Citroen ID 20, de 1970, de Fausto Machado, e depois todos os outros. Recorde-se que este sensacional e único automóvel na historia, o Citroen ID/DS, comemora os 60 anos em 2015 e neste evento estiveram dois magníficos exemplares um deles ainda com LHS (liquido vermelho).
A recepção do Senhor Presidente da Câmara, Carlos Jorge Vilela da Rocha Magalhães, foi extraordinária, pela hospitalidade, simpatia e gosto pelos automóveis antigos, tendo partilhado episódios de vida e afectos com alguns clássicos idênticos aos presentes no encontro.
Depois foi ainda tempo de se surpreenderem com a Quinta da Avessada e o seu espaço museológico, interior e exterior, interior onde o vinho do Porto, nos seus diferentes matizes, é o centro de todas as atenções e exterior, com a beleza da natureza vinhateira sempre a pairar. Nesta quinta, dotada de um sofisticado sistema de multimédia e audiovisuais, conjugado com o movimento das diferentes representações etnográficas, experienciámos a prova de um vinho do Porto secular, uma relíquia de família preciosamente guardada e alimentada, uma sobra da recepção do padre da semana anterior de Páscoa, distribuída num copo pelos presentes, que foi percorrendo de mão em mão e foi sendo degustada em sublime momento.
Foi mais um momento inesquecivel na vida deste Clube que a historia se encarregará de registar e sublinhar, ficnado-se já aguardar pelo proximo evento do clube um pic nic em Cortegaça.
O Clube agradece a forte presença de associados neste evento e a brilhante organização deste eventos aos Associados e Directores Fausto Machado e Hernani Silva.
Texto: Amélia Castro
Fotos: Fausto Machado
Clássicos • 03 Out 2012
“Urban Outlaw”, o documentário sobre Magnus Walker, estreou em Londres
Clássicos • 06 Jan 2015
Clássicos • 19 Jan 2019