Clássicos • 18 Ago 2016
Clássicos • 13 Abr 2015
V Passeio de Primavera pela Rota dos Mármores em R4
Estremoz, Rossio Marquês de Pombal, 21 de Março, 9:00 – tendo presentes estas “coordenadas”, começaram a chegar ao espaço reservado para estacionamento as R4 provenientes de várias partes do país.
Iniciava-se, assim, a quinta edição do “Passeio de Primavera pela Rota dos Mármores® em R4”, mais uma etapa dos “Eat-inerários Slow” em R4 pelo Alentejo, parceria entre o Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal e o Slow Food Alentejo que tem vindo a percorrer o Alentejo.
Esta jornada, que congregou cerca de 20 R4 (e mais de 40 pessoas), (re)descobriu, num ambiente descontraído e convivial, e na sequência das anteriores edições, um pouco mais das terras do “ouro branco” (mármore) e seus arredores (e.g. mercado semanal de Estremoz e património variado, geologia e paisagens envolventes, mármores e pedreiras radicais, história e “estórias”, enogastronomia local sazonal e vinhos de talha, espaços tradicionais e petiscos).
Entre os estacionamentos no concorrido Rossio de Marquês de Pombal (Estremoz) e na singela Rua José Lúcio da Silva Cardoso (Arcos), a aventuR4 incluiu alargada deambulação pelo mercado semanal de Estremoz, visita ao desconhecido Museu do Regimento de Cavalaria n.º 3, recompensadora subida à torre da Igreja dos Congregados, recepção pela Câmara Municipal de Estremoz, degustação de queijos regionais e artesanal vinho de talha, incursão pelo Núcleo Medieval de Estremoz – visita guiada aos Paços do Concelho (e.g. marcas de canteiro e alquerque) e ascensão à Torre de Menagem -, passagem pela Cerca de S. António, nutritivo repasto em torno de um alentejano cozido de grão, visita demorada à Colecção de Carruagens do Paço Ducal de Vila Viçosa, incursão por pedreiras profundas e paisagens de exploração de mármore, visita a um pequeno produtor de “slow wine” – com degustação do seu notável vinho de talha e declamação de alguns poemas -, e animado epílogo em genuína taberna tradicional, em torno de petiscos populares e artesanal vinho de talha, que terminou, para os mais audazes, após as 22 horas.
Assim se celebrou, em R4 e alegre convívio por terras transtaganas, a chegada da Primavera, o Dia Internacional da Felicidade, o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Água.
Texto: Victor Lamberto
Imagens: WeClick.pt
que dia bem passado por este alentejo maravilhoso parabens ao nuclio do alentejo e aos seus diretores pra eles o meu abraço