Pinarello e Jaguar desenham juntas a nova bicicleta do Team Sky

LifeStyle 06 Abr 2015

Pinarello e Jaguar desenham juntas a nova bicicleta do Team Sky

A Jaguar ampliou o seu acordo de inovação com o Team Sky ao contribuir, em conjunto com os construtores especialistas Pinarello, para o desenvolvimento da primeira bicicleta do mundo especialmente concebida para pisos especialmente exigentes.
 
A Pinarello Dogma K8-S, que os oito ciclistas do Team Sky estreou no Tour de Flanders no último Domingo, dia 5 de Abril, incorpora um sistema de suspensão (DSS 1.0, Dogma Suspension System) novo e leve e escoras planas em carbono para criar um ponto articulado no triângulo traseiro que assegura o máximo conforto em pisos acidentados.
 
A prioridade da Pinarello era criar um quadro inovador que isolasse melhor o ciclista dos acidentes do terreno e contribuísse para reduzir a sua fadiga.
 
Tomando como base o trabalho realizado na aerodinâmica e tecnologia aplicada no desenvolvimento da Dogma F8, o primeiro projecto de colaboração entre a Jaguar, Pinarello e o Team Sky, os engenheiros da Jaguar aplicaram a sua experiência em aerodinâmica e análise de vibrações e comportamento em rolamento para proporcionar um aumento de 4,6% e 50% respectivamente em terrenos acidentados em relação à anterior Pinarello Dogma K.
 
collage
 

“A Pinarello Dogma K8-S é igual à atraente Dogma F8 e, desde o momento em que nos sentamos nela, percebemos imediatamente a diferença, especialmente em piso empedrado”, declarou o ciclista do Team Sky Sir Bradley Wiggins.

 
O actual Campeão do Mundo UCI de Contra-relógio complementou: “Nunca andei numa bicicleta que se comportasse como esta sobre empedrado, o piso mais extremo sobre o qual podemos andar em bicicleta. As sensações que proporciona, a sua aerodinâmica, a sua rigidez e a sua flexibilidade melhorada na secção traseira mudam as regras do ciclismo.
 

“É a primeira vez que alguém examina as necessidades de um piso empedrado e cria uma bicicleta especificamente para essa função. A diferença nos testes dos ciclistas montados numa Dogma K8-S em relação aos que não dispunham desta, era evidente. Proporciona-nos uma confiança elevada e uma enorme vantagem no empedrado.”

 

“O nível de inovação e de pensamento criativo alcançado, graças especialmente ao Team Sky e os especialistas da Jaguar, encontra-se muito à frente das restantes equipas e fabricantes”.

 

Fausto Pinarello, CEO da Pinarello, declarou também : “A Dogma K8-S pode refazer por completo o mundo do ciclismo de estrada. A Dogma K8-S absorve apenas os impactos da estrada para permitir continuar a pedalar regularmente com a precisão e potência ideais. É a bicicleta perfeita para empedrado”.

 

Sir Dave Brailsford, Team Principal do Team Sky, mencionou a este respeito: “Conseguimos unir os conhecimentos líder da Pinarello no design de bicicletas com a experiência líder em tecnologia e engenharia da Jaguar com uma equipa vencedora de ciclistas e especialistas na performance desportiva para fazer algo realmente inovador.”

 

“A Dogma F8 foi a verdadeira primeira inovação deste acordo, e agora demos um passo em frente. A Dogma K8-S representa uma evolução significativa em termos do impacto da bicicleta na performance. Não é habitual que um detalhe inovador tão pequeno proporcione uma diferença tão grande. Esta é uma dessas ocasiões.”

 

“As `Clássicas´ sempre foram um grande objectivo para nós esta temporada e com as vitórias de Ian Stannard em `Omloop Het Nieuwsblad´ e Geraint em `E3 Harelbeke´ tivemos um excelente início. Neste tipo de provas tudo pode acontecer, por isso são tão excitantes, mas esta bicicleta proporciona-nos as melhores oportunidades de continuar a aumentar os nossos sucessos”.

 
A Dogma K8-S foi submetida a muitos meses de testes em laboratório e no terreno, empregando acelerómetros, potenciómetros e instrumentação GPS para assegurar a segurança do corredor e a eficiência energética do novo quadro.
 
Em Março, Sir Bradley Wiggins e Christian Knees enfrentaram as etapas longas e frequentes em empedrado dos últimos 130 quilómetros da Paris-Roubaix, onde se realizaram os testes comparativos em relação ao quadro da anterior Dogma K.
 

“A experiência acumulada pela Jaguar no desenvolvimento de veículos numa ampla variedade de pisos em todo o mundo ajudou-nos a compreender quais são as necessidades dos pisos empedrados.”, afirmou Tim Donovan, da Vehicle Dynamics da Jaguar Land Rover.

 

Donovan complementou: “Sou um ciclista aficcionado e andei sobre muitos dos famosos empedrados onde se disputam as `Clássicas´ na minha Pinarello, conheço em primeira-mão o desafio que podem representar. Recordo ver a vitória de Ian Stannard em `Omloop Het Nieuwsblad´ sob a chuva em 2014 e também em 2015, e trabalhar com ele e com os outros ciclistas do Team Sky nestes locais míticos foi uma experiência maravilhosa.”

 

Mark Cameron, Global Brand Experience Director da Jaguar Land Rover, complementou: “Os Jaguar e Land Rover são reconhecidos pelo seu equilíbrio entre performance, requinte e conforto. Esta filosofia foi ampliada no nosso acordo com a Pinarello e o Team Sky para o desenvolvimento da Pinarello Dogma K8-S. Com a ambição comum de explorar os limites das prestações, a inovação e a tecnologia, estamos realmente emocionados com a Dogma K8-S”.



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment