Modernos • 27 Jun 2017
Modernos • 01 Abr 2015
Salão do Automóvel de Nova Iorque: estreia mundial do Boxster Spyder
A Porsche inicia a temporada dos descapotáveis em 2015 com a estreia mundial do novo Boxster Spyder. Este desportivo purista faz a sua primeira aparição no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque 2015.
O novo modelo de topo da gama Boxster, mantém o carácter independente do anterior Spyder, que já alcançou um estatuto de veículo de culto. Por exemplo, o clássico tejadilho continua a ser aberto e fechado de forma manual e apenas estará disponível com caixa manual.
Tal como o verdadeiro e original roadster, o Boxster Spyder oferece uma experiência de condução desportiva, mas com uma performance contemporânea. Isto significa uma suspensão desportiva reduzida em 20 mm de altura, travões provenientes do 911 Carrera, uma direcção mais directa e um motor boxer de seis cilindros com 3,8 litros a debitar 375 CV (276 kW).
Condutor e passageiro podem sentir uma experiência única num veículo desportivo com uma dinâmica surpreendente no mais leve e mais potente Boxster actualmente existente. O Boxster Spyder demora apenas 4,5 segundos dos 0 aos 100 km/h; a velocidade máxima é de 290 km/h. O consumo combinado NEDC é de 9,9 l/100 km.
O design distinto do Boxster Spyder inclui elementos estilizados que fazem recordar os modelos desportivos e de competição da Porsche. Por exemplo, como tributo ao 718 Spyder dos anos 60, o novo Boxster Spyder possui duas proeminentes protuberâncias aerodinâmicas (“streamliners”) que se estendem por trás dos encostos de cabeça para a traseira até à tampa da mala. A leve capota de manejo parcialmente manual é utilizável no dia-a-dia e traz à memória os roadster do passado, enquanto as saliências que se estendem para trás, dão à silhueta do veículo o seu design característico.
A dianteira e a traseira são copiadas do Cayman GT4
Mais do que em qualquer outro Boxster, o interior do novo modelo gera uma atmosfera que provoca uma sensação de puro prazer de condução. O condutor e o passageiro dispõem de bacquets com grandes suportes laterais, enquanto o novo volante com um diâmetro de 360 mm ajuda na precisão da condução com elevada agilidade.
Em linha com o purismo do design do Boxster Spyder, não estão incluídos no equipamento de série o rádio e o ar condicionado, de forma a reduzir o peso do conjunto. No entanto, ambos podem ser adquiridos como, desde que montados a partir de fábrica, sem qualquer custo extra. Para além disso, toda a gama de sistemas de som disponíveis para o modelo Boxster podem ser requisitadas como opção para o Spyder. Por exemplo, o sistema Porsche Communication Management (PCM) também pode ser encomendado.
O novo Boxster Spyder vai ser lançado no mercado em Julho e já pode ser encomendado nos concessionários oficiais. O preço para Portugal é de 109.262 euros, com taxas incluídas à data de hoje.