Clássicos • 07 Mai 2014
Clássicos • 16 Mar 2015
Por Terras de Marvão e Valencia de Alcántara, na senda do contR4bando
Decorreu, no passado dia 28 de Fevereiro, mais uma etapa dos “Eat-inerários Slow” em R4 pelo Alentejo, numa parceria entre o Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal e o Slow Food Alentejo. Desta feita, por terras raianas/rayanas, com o passeio “Por terras de Marvão y Valencia de Alcántara em R4, na senda do contR4bando”, evento que contou com cerca de 30 R4 (e 60 pessoas), num ambiente descontraído e convivial.
Esta jornada, que congregou apaixonados pelas R4 provenientes de vários pontos do país e de Espanha (realce para um aventureiro que viajou desde Madrid, numa R1125 de 1979), percorreu e deu a conhecer algum do variado património desta região (e.g. paisagens e geologia; arqueologia e história; contrabando e “estórias”; presença romana, árabe e judaica; produtores locais e enogastronomia local sazonal; Marvão e Valencia de Alcántara; petiscos e tapas).
Entre o estacionamento nas centrais Praça de Santa Maria e Plaza de la Constitución, em cujas localidades a comitiva ibérica em R4 teve direito a ilustres recepções por parte das respectivas autarquias (em Marvão incluiu lauto “mata-bicho” com inesperados sabores locais e em Valencia de Alcántara a entrega de “contrabando” ao Alcalde espanhol – café e azeite marvanenses), foi possível uma esclarecedora visita guiada (por Jorge de Oliveira) à antiga cidade romana de Ammaia, um sápido repasto com sazonais sabores locais (e.g. miolada e espigos fritos, sopa de tomate e migas de batata com carne de porco preto frita, boleima e doces de castanha, vinho de pequeno produtor local e “café da pucheira”), a visita a um pequeno produtor local de azeite tradicional, a plantação de três castanheiros na fronteiriça La Fontañera (por caminhos do contrabando) pelos presidentes da Câmara Municipal de Marvão, do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e do 4.Clube.Portugal (simbolizando a união destas duas zonas raianas/rayanas pelas R4) e a incursão por Valencia de Alcántara (e.g. N.ª Sª. de Rocamador, Barrio Gótico, Sinagoga) e pela sua Ruta de la Tapa, descontraída jornada que terminou, para os convivas mais afoitos, após as 11 horas locais.
E a comitiva ibérica em R4 comprometeu-se acompanhar o crescimento dos castanheiros agora plantados e… a vir plantar mais três castanheiros no próximo ano.
Agradecimentos são devidos a todos os convivas presentes (realce para o madrileno Jesús Ortiz) e à Câmara Municipal de Marvão (Presidente Victor Frutuoso e vereadores José Manuel Pires e Luís Vitorino), ao Ayuntamiento de Valencia de Alcántara (Alcalde Pablo Carrilho), à Fundação Cidade de Ammaia, ao Restaurante “O Serrinha”, aos Cafés Gitana, ao Azeite Castelo de Marvão, a Gilberto Ribeirinho, à WeClick.pt, à Direcção do 4.Clube.Portugal e… a Jorge de Oliveira, erudito e prestimoso anfitrião
Texto: Victor Lamberto
Imagens: Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, Victor Lamberto & WeClick.pt
Agradecimentos são também devidos à Junta de Freguesia de São Salvador de Aramenha…