Primeiro Encontro de Datsun 240/260 Z em Cascais realiza-se  a 18 de Abril

Eventos 23 Jan 2015

Primeiro Encontro de Datsun 240/260 Z em Cascais realiza-se a 18 de Abril

Quando se fala de clássicos japoneses, o nome do Datsun 240Z vem imediatamente à memória. Lançado no Salão de Tóquio de 1969, o 240Z desde logo começou uma carreira comercial fulgurante, sobretudo nos Estados Unidos, mercado aliás para onde o modelo tinha sido pensado.
 
Na altura eram muito populares na América os desportivos ingleses , mas graças ao seu estilo , à sua fiabilidade mecânica , às performances e também ao seu preço de venda , o 240 Z impôs-se rapidamente no mercado americano.
 
A Datsun já estava nos Estados Unidos com uma gama de passageiros e comerciais bastante simples, onde o Fairlady Roadster era o único desportivo e descapotável. Mas o Roadster não tinha sido pensado para a América e o seu interior era pequeno demais para a dimensão normal do homem americano. Ainda que herdando muitos pormenores do Roadster, o 240Z tinha um interior grande, em que os condutores americanos se sentiam bastante à vontade e ainda que fosse um coupé e não um descapotável, zonas como a Califórnia foram fundamentais para o sucesso do modelo.

 
Entretanto o 240Z foi-se espalhando um pouco por todo o mundo chegando também à europa, onde o seu sucesso foi mais comedido , até porque na maior parte dos países europeus as viaturas de passageiros japonesas estavam contingentadas . Mesmo assim em países como a Bélgica, Holanda, Alemanha e Reino Unido, o modelo conheceu um bom sucesso comercial, num continente que não lhe era particularmente favorável.
 
As leis anti-poluição dos Estados Unidos levaram a Nissan a lançar o 260Z (S30 ) e mais tarde o 280Z, mas nesta altura os sucessores do primitivo Z já poucas coisas conservavam do projecto inicial. Eram mais pesados, menos desportivos, mais luxuosos e para condutores que pouco tinham a ver com os primeiros do início dos anos 70.
 
Mas o sucesso do 240 Z passou também pela competição e se a vitória do Rali Safari de 1973 é o resultado mais conhecido, a carreira americana na velocidade contribuiu para manter o modelo a um nível comercial sempre muito invejado. E a vitória no Safari continua a ser um marco da marca e do já falecido Shekhar Mehta, um ídolo no Japão, sempre muito recordado.
 
Em Portugal a série Z teve a divulgação possível, sendo que as unidades vendidas no nosso país sempre se distinguiram das outras europeias por terem, de série, umas belas jantes Enkkei, o spoiler frontal e um pequeno aileron traseiro. Em 1971 foram matriculadas 70 unidades (HL S30 Q), descendo o número para 25 em 1972 e 44 em 1973. No total 139 unidades vendidas do 240 Z.
 
Em 1974 apareceu o 260Z nas versões normal (RL S30 Q) e 2+2 GRL S30 Q), mas foram vendidas apenas 16 unidades da primeira versão e 12 da segunda, com uma adicional já em 1976.
 
No total 168 unidades foram comercializadas em Portugal da série S30, mas nos anos recentes algumas mais apareceram na estrada, fruto de importação de países europeus ou mesmo dos Estados Unidos.
 
Ainda que a protecção contra a corrosão não fosse o ponto forte dos veículos japoneses da altura, no nosso país dado não haver gelo nas estradas e em consequência sal, os 240/260Z resistiram bastante bem á passagem dos anos e actualmente existem cerca de 100 unidades, 60 das quais perfeitamente identificadas e em muito bom estado de conservação.
 
Com o intuito de juntar os proprietários dos Z ainda em circulação e descobrir outros que tem as suas viaturas mais guardadas vai-se realizar em Abril (18 Sábado) na zona da Marina de Cascais o 1º Encontro Datsun Z em Portugal. Trata-se como nome indica apenas de um encontro informal de proprietários, seguido de um almoço, em que o principal objectivo é reunir os entusiastas do modelo, ver os carros em circulação e lançar as bases para que estes encontros passem a ser anuais e em várias zonas do país. O limitado número de unidades existentes não torna fácil a criação de um clube, que desde há 20 anos tem sido pensado, mas nunca concretizado.
 
Os proprietários dos Z nacionais e interessados em participar neste 1º Encontro Datsun Z Portugal podem obter mais informações através dos telemóveis 917.226.613 ou 917.262.525 ou pelos emails fsautomoveis@netcabo.pt ou ip246675@ip.pt .



PARTILHAR:

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luis Alonso HernándezJosé alexandre Carvalhoisso querias tu Recent comment authors
Luis Alonso Hernández
Visitante
Luis Alonso Hernández

Felicitaciones por la gran idea, desde Las islas Canarias, les deseo el mayor de los éxitos.
Siento mucho no poder estar ahí en Cascáis con todos y mi Datsun 260z.

isso querias tu
Visitante
isso querias tu

a intenção é realmente ver quais os que circulam para depois os comprarem e vender lá fora.

Espertos…esperto…espertinho..

Querem é mama os meninos.

José alexandre Carvalho
Visitante
José alexandre Carvalho

Só os vende quem quiser !!!!!