Jaguar Land Rover desenvolve 'Bike Sense'

Modernos 20 Jan 2015

Jaguar Land Rover desenvolve ‘Bike Sense’

A Jaguar Land Rover revelou o seu projecto de investigação `Bike Sense´, uma tecnologia que irá alertar o condutor através de avisos visuais, sonoros e tácteis para tentar evitar acidentes com veículos de duas rodas.
 
O sistema terá a capacidade de alertar o condutor para uma possível colisão através de um aviso sonoro semelhante à campainha de uma bicicleta no interior do habitáculo e inclusivamente com vibrações de alarme no ombro.
 
Todos os anos, cerca de 19.000 ciclistas sofrem acidentes de trânsito nas estradas do Reino Unido. O projeto de investigação da Jaguar Land Rover trabalha para identificar as cores e sons mais eficazes para alertar os condutores sobre um risco iminente, provocando uma resposta instintiva do condutor para evitar acidentes.
 
Em complemento, para evitar a abertura de portas durante a passagem de um ciclista, os puxadores das portas irão emitir um zumbido em resposta ao contacto da mão do condutor se o sistema detectar um ciclista.
 
Também o pedal do acelerador vibrará caso detecte um movimento do veículo que possa causar um acidente.
 
`Bike Sense´ é uma tecnologia de futuro em desenvolvimento no Advanced Research Centre da Jaguar Land Rover no Reino Unido.
 
A Jaguar Land Rover está a desenvolver uma gama de tecnologias novas que utilizam cores, sons e o contacto físico para alertar os condutores sobre perigos potenciais e evitar acidentes com veículos de duas rodas.
 
Os sensores do veículo irão detectar quando outro utilizador da estrada se aproxima e identificarão se se trata de uma bicicleta ou de uma moto. Nesse momento, `Bike Sense´ informará o condutor do risco potencial antes de este o ver.
 
Em vez de utilizar um ícone ou um som de aviso genérico, que exigem algum tempo para que o cérebro do condutor os processe, `Bike Sense´ utiliza luzes e sons que o condutor associa instintivamente a um perigo potencial, reduzindo o tempo de resposta do condutor.
 
Para auxiliar o condutor a perceber onde se encontra a bicicleta ou moto em relação ao seu veículo, o sistema de áudio emitirá um som semelhante à campainha de uma bicicleta ou buzina de uma moto através do altifalante mais próximo do perigo para que o condutor saiba imediatamente a direção por onde se aproxima o ciclista ou motociclista.
 
Se o veículo de duas rodas se aproxima da traseira, `Bike Sense´ irá detectar se está a ultrapassar pela esquerda ou a posicionar-se ao nível do veículo pelo lado direito, e o sistema poderá `tocar´ no ombro correspondente para o avisar. O objetivo é que o condutor olhe instintivamente por cima do ombro para identificar o risco potencial e, desta forma, reduzir a possibilidade de acidente.
 


Bike-Sense-cyclist-in-window

 
À medida que o ciclista ou motociclista se aproxima do veículo, uma matriz de luzes em LED nas molduras das janelas, no tablier e no pára-brisas será iluminada em cor âmbar e posteriormente em vermelho quando a distância for mínima. A direção e o movimento das luzes no interior do indicarão a direção da bicicleta ou moto.
 

O Dr. Wolfgang Epple, Director of Research and Technology da Jaguar Land Rover, comentou: “Os seres humanos desenvolveram um sexto sentido para o perigo ao longo de milhares de anos. Certas cores como o vermelho e o amarelo desencadeiam uma resposta imediata, da mesma forma que todos reconhecem o som de uma campainha de bicicleta.”

 
“Bike Sense vai um passo à frente das tecnologias atuais de segurança no que respeita a indicações e ícones de perigo nos espelhos retrovisores, otimizando o posicionamento da luz, o som e o tacto para melhorar esta intuição. O sistema cria avisos que permitem uma reação inata mais rápida devido a provocarem respostas instintivas do cérebro. A iluminação do tablier em vermelho irá chamar a atenção do condutor e este irá compreender de imediato que outro utilizador da estrada se aproxima desse lado do seu veículo”.
 
Se um grupo de ciclistas, motociclistas ou peões se movimentar em redor do veículo numa rua urbana movimentada, o sistema irá priorizar de forma inteligente os perigos mais próximos para que com a luz e os avisos sonoros não incomodem ou distraiam o condutor.
 
`Bike Sense´ será também capaz de identificar os perigos que o condutor não pode ver. Se um peão ou um ciclista estiver a atravessar a estrada e estiver oculto por um veículo estacionado, os sensores do veículo irão detectar a sua presença e alertar o condutor para o perigo através avisos visuais e sonoros na direção do perigo.
 
Se o condutor ignora os avisos e prime o acelerador, `Bike Sense´ fará que o pedal do acelerador vibre ou permaneça rígido para que o condutor saiba instintivamente que não deve avançar até que o perigo tenha passado.
 
`Bike Sense´ ajudará também a evitar a abertura das portas do veículo quando estas se encontrem na trajetória de um veículo de duas rodas. `Bike Sense´ irá alertar todos os passageiros de que se aproxima um ciclista, moto ou veículo através de sons e luzes no interior do veículo. Se, ainda assim, algum passageiro tenta abrir a porta, o puxador da porta será iluminado, vibrará e emitirá um zumbido para o avisar do perigo.
 

“Graças à sua utilização instintiva `Bike Sense´ tem o potencial de aumentar a ligação entre os sistemas de atuais de segurança e deteção de perigos do veículo e o condutor e os seus passageiros”, complementou o Dr. Epple. “Isto poderá reduzir o risco de acidentes para todos, dado que aumenta a velocidade de resposta e assegura a adoção da ação mais correta para evitar um acidentes”.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube