Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal realiza II Encontro Natalício

Clássicos 13 Jan 2015

Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal realiza II Encontro Natalício

Em Évora, pelas 9:00 de 14 de Dezembro de 2014, as R4 começaram a convergir para o eborense Templo Romano, para o “II Encontro Natalício em R4” do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal, culminando um ano de “Eat-inerários em R4”.
 
Após cumprimentos, saudações e dois “dedos de conversa”, a familiar comitiva caminhou até à Galerias de Móveis de São Francisco, onde o anfitrião Luís Silva acolheu os visitantes e proporcionou uma interessante visita guiada ao Museu do Marceneiro aí instalado.
 
Depois, a comitiva regressou às R4, estacionadas no conhecido monumento romano e, após alguns retratos de grupo, dirigiu-se para a Queijaria Cachopas, com passagem fugaz e sonora pela porta principal do Estabelecimento Prisional de Évora (que acolhe, por estes dias, um ex-Primeiro-Ministro de Portugal).
 
A prolongada e animada visita à Queijaria Cachopas, sita em Canaviais, levou muitos dos convivas (novos e menos novos) a colocar repetidamente as “mãos na massa”, após esclarecedora apresentação do Queijo de Évora e sempre acompanhados por sabedoras “mestres queijeiras” da empresa, e que terminou com uma prova comentada de queijos acompanhados por um copo de vinho e a celebração da entrada do Queijo de Évora para a Arca do Gosto da Slow Food, inserida no evento global “Terra Madre Day”.
 
Antes do almoço, a caravana R4 teve ainda tempo para uma incursão pela Fábrica de Móveis São Francisco, onde o repetente anfitrião Luís Silva guiou os convivas pelo mundo do mobiliário e da marcenaria.
 
Depois seguiu-se o aguardado repasto, em espaço tradicional alentejano (“venda com taberna e adega”), dos poucos resistentes à erosão dos tempos e de modas, onde foram apreciados, em ambiente alegre, convivial, descontraído e na companhia de vinho de talha artesanal, sabores bem nossos (alguns dos quais desconhecidos ou esquecidos, como a botifarra, a alcomonia e a escorcioneira), rematados por uma singela troca de prendas entre convivas.
 
Com o sol a aproximar-se do horizonte, as R4 rumaram ao distinto Hotel Convento do Espinheiro, para uma visita prolongada a algum do património e do charme ali presentes, que terminou inesperadamente com algumas músicas ao piano.
 
O epílogo desta jornada natalícia em R4 teve lugar com os votos de Feliz Natal e de Próspero 2015, formulados após “entronização” de alguns convivas.
 
Texto: Victor Lamberto
Imagens: Luís Silva e Victor Lamberto

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube