911 Targa 4 GTS e Cayenne Turbo S: duas estreias mundiais no início do ano

Modernos 13 Jan 2015

911 Targa 4 GTS e Cayenne Turbo S: duas estreias mundiais no início do ano

O 911 Targa 4 GTS e o Cayenne Turbo S fazem a sua estreia mundial no Salão Automóvel Internacional Norte-Americano de 2015 em Detroit. Pela primeira vez, o 911 combina a ideia GTS com o conceito clássico targa. O motor, com 430 CV (316 kW), e o Pacote Sport Chrono, de série, oferecem uma performance dinâmica ainda melhor. Outros ingredientes específicos das versões GTS são as jantes de 20 polegadas em Preto mate com aperto central, o para-choques Sport Design com as entradas de ar em Preto e, também em Preto, o logótipo GTS nas portas, na traseira e no arco de segurança. No interior, a Alcântara (em Preto) no volante e nos bancos e o alumínio escovado em Preto nas molduras decorativas dão o toque desportivo.
 
O último modelo de topo da última geração do Cayenne distingue-se pelo seu novo motor com dois turbos integrados nos colectores de escape. Isto aumenta a potência do Cayenne Turbo S para os 570 CV, mais 20 CV que o modelo anterior. O binário máximo, que foi incrementado em 50 Nm para os 800 Nm, permite performances excepcionais e os novos turbocompressores asseguram uma melhor resposta do motor biturbo.
 
Ambos os veículos oferecem um enorme prazer de condução através do seu elevado carácter desportivo e são exemplos perfeitos do sucesso sustentável da Porsche no maior mercado de veículos desportivos e SUV do mundo, o EUA. Desde que o 356 foi introduzido nos anos 50, a Porsche conseguiu uma base de clientes muito fiel com os seus veículos nos EUA, uma clientela que valoriza verdadeiramente uma combinação única de carácter desportivo, performances e design. É por isso que este mercado tem sido, tradicionalmente, o globalmente maior para a Porsche. Em 2014, cerca de um terço de todos os veículos que a Porsche produziu foram entregues nos EUA.
 
O novo 911 Targa 4 GTS: mais potente, dinâmico e com um estilo requintado Para marcar o 50º aniversário do 911 Targa, a Porsche faculta, pela primeira vez, o seu popular modelo na mais potente e dinâmica versão GTS. O conceito targa do 911 Targa 4 GTS oferece uma elevada segurança no prazer de condução com a tracção integral e uma protecção de anti-capotamento; também oferece diversão ao ar livre com a capota targa que abre de forma totalmente eléctrica. A contribuir no incremento das performances dinâmicas estão os 430 CV do motor GTS em conjunto com o Pacote Sport Chrono, o Chassis PASM, as jantes de 20 polegadas e o sistema de escape desportivo.
 
Apesar das suas vastas características, a relação peso/potência com os 430 CV foi melhorada dos 3,9 kg para apenas 3,6 kg por cavalo, comparativamente aos modelos S. Isto permite ao Targa 4 GTS atingir uma velocidade máxima superior aos 300 km/h com a transmissão PDK e o arranque dos zero aos 100 km/h em 4,3 segundos.
 
Embora o motor produza uma potência adicional de 30 CV, o consumo combinado – que varia dos 9,2 até aos 10,0 l/100 km, dependendo do tipo de transmissão – é exactamente o mesmo valor que o do 911 Targa 4S.
 
A última versão Targa pode ser vista como um modelo GTS com tracção integral, porque – comparando com a versão 911 Carrera, de duas rodas motrizes – a via traseira é aumentada em 22 milímetros e os pneus traseiros são 10 milímetros mais largos. A secção dianteira é definida pelo design desportivo com uma entrada auxiliar para o radiador central e pelos faróis bi-xénon escurecidos com Porsche Dynamic Light System (PDLS). De perfil, as características do GTS são as jantes 911 Turbo S de 20 polegadas em Preto (brilhante) com aperto central, os retrovisores Sport Design e as assinaturas “GTS” nas portas. O logótipo “targa” no arco prateado também está pintado em Preto (brilhante). Os pormenores em Preto na secção traseira são as aletas de refrigeração na grelha de admissão de ar, o logótipo do modelo e as saídas de escape cromadas.
 
O ADN GTS também é sentido no habitáculo do 911 Targa 4 GTS. Integrado no centro do tablier está o relógio/cronómetro do Pacote Sport Chrono. À frente, os bancos desportivos Plus ajustáveis em quatro vias – com o logótipo GTS em Preto nos encostos de cabeça – oferecem um suporte lateral adicional e um elevado conforto em viagens de longa distância para o condutor e passageiro. O material dominante no interior é a Alcântara (em cor Preto), que pesa metade da pele.
 
As versões targa foram inseridas na gama 911 em 1965. Cerca de um em cada 8 modelos 911 vendidos são targa. Na mais recente geração deste requintado 911 com o seu característico arco de protecção, a relação é de 13 por cento – e continua a crescer. Com o 911 Targa 4 GTS, a Porsche aumenta a oferta da gama deste moderno clássico ao adicionar um modelo de topo em que o extenso Pacote de equipamento de série e o preço são muito apelativos.
 
O Porsche 911 Targa 4 GTS começa a ser vendido em meados de Março de 2015. O preço, em Portugal, é de 172.047 euros com impostos incluídos à data deste comunicado. O novo Cayenne Turbo S: o atleta de topo entre os SUV No Salão Automóvel Internacional Norte-Americano de 2015 em Detroit, a Porsche apresenta também o novo Cayenne Turbo S – o modelo de topo da gama do SUV desportivo. O revisto motor de 4,8 litros V8 biturbo debita agora 570 CV e 800 Nm de binário. Um chassis que está afinado para a máxima capacidade de dinâmica de condução e com um vasto conjunto de sistemas de controlo, também fazem do Cayenne Turbo S um autêntico atleta de topo. Consegue cumprir uma volta ao circuito de Nürburgring em 7:59.74 minutos. O Cayenne regista aqui um novo record para SUV’s, e também prova que todos os Porsche são verdadeiros veículos desportivos
– mesmo neste segmento.
 
A resposta mais imediata do motor biturbo é o primeiro benefício dos turbocompressores integrados, que estão agora alojados directamente nos colectores de escape. Esta nova abordagem também melhora a combustão. O motor oferece mais 20 CV de potência e 50 Nm de binário comparativamente ao motor anterior. O Cayenne Turbo S acelera dos zero aos 100 km/h em 4,1 segundos – 0,4 segundos mais rápido que o modelo anterior. A velocidade máxima é de 284 km/h.
 
O Cayenne Turbo S também marca a sua posição de atleta de topo com o seu sistema de chassis. Os travões Porsche Composite Ceramic Brakes (PCCB) incluem discos de 420 mm à frente e, pela primeira vez, pinças com dez pistons. Os travões traseiros possuem discos de 370 mm e pinças com quatro pistons. O sistema de estabilização activo, o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) reduz a inclinação lateral quando se conduz em curvas. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) melhora a dinâmica e a estabilidade aplicando travagens criteriosas nas rodas traseiras
esquerda ou direita – isto melhora consideravelmente a entrada em curva e a precisão da direcção. O sistema activo Porsche Traction Management (PTM) envia a tracção permanentemente para o eixo traseiro, enquanto pode variar totalmente a potência para o eixo dianteiro. Algumas vantagens da interligação de todos os sistemas: excelente dinâmica de condução e tracção bem como uma elevada agilidade a qualquer velocidade.
 
As características que o Cayenne Turbo S possui de série reflectem o nível de topo deste modelo. Inclui jantes de 21 polegadas no distinto design 911 Turbo em Preto,faróis em LED com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus), interior totalmente em pele com o logótipo Porsche nos encostos de cabeça e aplicações em carbono. O design interior na combinação de cor preto/creme faz a sua estreia no Cayenne Turbo S. Os pormenores no exterior são as entradas de ar dianteiras pintadas em Preto brilhante e as molduras dos retrovisores exteriores, o aileron no tecto e as extensões das cavas das rodas na cor da carroçaria. O sistema de escape desportivo está disponível como opção em combinação com um comutador de som que optimiza o som do V8 para o habitáculo.
 
O Porsche Cayenne Turbo S vai começar a ser vendido no segundo trimestre de 2015. O preço, em Portugal, é de 214.645 euros com impostos incluídos à data deste artigo.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube