Passeio R4 por terras de Borba entre vinhas, vinhos e petiscos

Clássicos 11 Dez 2014

Passeio R4 por terras de Borba entre vinhas, vinhos e petiscos

Um 15 de Novembro soalheiro, cumprindo-se o rifão “Verão de São Martinho são três dias e mais um bocadinho”, assistiu à segunda edição do “Passeio de São Martinho por terras de Borba, entre vinhas, vinhos e petiscos”, mais um etapa dos “eat-inerários em slow cars”, parceria com o Slow Food Alentejo que tem vindo a percorrer terras alentejanas em R4.
 
Na sequência de anteriores incursões pela “Rota dos Mármores® – percursos geoturísticos Slow”, projecto do Slow Food Alentejo, este foi mais um calmo e familiar passeio à descoberta do Alentejo celebrando o São Martinho e o vinho, por paisagens variadas, diversificado património – religioso, histórico, mineiro- sobretudo rural, e sazonal enogastronomia local, ao longo de estradas secundárias e antigas veredas e populares espaços menos conhecidos,pois, como já o afirmava um conhecido slogan já dos anos 70, “há sempre um Portugal desconhecido… que espera por si”.
 
O programa matinal incluiu suave mata-bicho matinal, como sempre, proporcionado pelo insigne Santini, recepção e entrega de copos de prova pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu, sonora caravana R4 por Borba, visita ao Convento de N. Sra. da Consolação do Bosque, incursão por pedreiras de mármore, paragem no Padrão de Montes Claros e passagem por Rio de Moinhos, Ribeira, Nora e Alcaraviça.
 
Após o repasto em espaço popular na Orada, que primou por descontraídas e prolongadas conversas entre convivas, a caravana retornou a Borba e, após ter percorrido de forma bastante sonora algumas das suas principais artérias, estacionou junto à entrada da Festa da Vinha e do Vinho, em lugar de destaque.
 
A jornada em R4 culminou com uma prolongada visita à Festa da Vinha e do Vinho, onde os convivas apreciaram inúmeros vinhos alentejanos, produtos regionais e o variado artesanato exposto, sempre num ambiente descontraído, afável, e de convívio.
 
O Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal continuou a percorrer paisagens transtaganas, agora em celebração do São Martinho e do vinho, por Borba, terra de mármores, vinhas, vinhos, tabernas e petiscos… e, tendo presente a filosofia do Clube – passeios slow em viaturas slow, por territórios slow, com sabores slow e espaços slow -, a semper fidelis Renault 4 cumpriu plenamente de novo.
 
Texto: Victor Lamberto
 
Imagens: Francisco Carvalho, Joaquim Santos, Paulo Bombaça, Victor Lamberto

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube