Modernos • 03 Abr 2013
Modernos • 09 Nov 2014
O novo Jaguar F-Type apoia a tentativa de recorde do Bloodhound SSC
Hoje, o novo Jaguar F-TYPE R Coupé com tração integral proporcionou uma ajuda inestimável ao programa Bloodhound SSC World Land Speed Record, destinado a quebrar o recorde mundial de velocidade, contribuindo para que superasse um marco importante nos testes de alta velocidade.
O teste assinala o início de uma importante parceria técnica entre a Jaguar e The Bloodhound Project, com o objetivo de elevar o recorde mundial de velocidade sobre o solo acima dos 1.609 km/h e servir de inspiração à próxima geração de cientistas e engenheiros, que é o objetivo global do projeto. O recorde atual é de 1.228 km/h, velocidade atingida por Andy Green ao volante do Thrust SSC em 1997. Andy será também o piloto do Bloodhound SSC.
Sobre o piso macio do deserto de Hakskeen Pan, na Província Setentrional do Cabo, África do Sul, a estabilidade e a capacidade dinâmica do F-TYPE R Coupé com tração integral – que irá acelerar de 0 a 96 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir uma velocidade máxima limitada a 300 km/h – tornaram possível a realização com sucesso do teste de comunicações vital para a equipa do Bloodhound SSC.
Ian Hoban, Vehicle Line Director da Jaguar, afirmou: “O nosso objetivo quando desenvolvemos o F-TYPE com tração às quatro rodas era manter o carácter de tração traseira, que tem uma importância fundamental nos veículos desportivos Jaguar, e proporcionar, ao mesmo tempo, uma capacidade dinâmica superior. O resultado é um veículo fácil de controlar, que pode ser explorado até ao limite e com uma capacidade de resposta excecional em todas as condições climáticas e de condução”.
O F-TYPE R Coupé com tração às quatro rodas foi conduzido pelo Diretor do The Bloodhound Project, Richard Noble. Noble, que estabeleceu um anterior recorde mundial de velocidade sobre o solo, declarou: “Estamos muito satisfeitos por poder anunciar a Jaguar como parceiro principal do The Bloodhound Project. Trata-se de uma parceria ideal: a Jaguar destaca-se pela sua inovação e conta com importantes evoluções em termos de tecnologia, formação e historial automóvel, encontrámos o parceiro perfeito. Juntos desenvolvemos uma sinergia extraordinária dentro da equipa e criámos uma relação muito especial. Estamos orgulhosos por associar a marca Jaguar ao Bloodhound SSC”.
Equipado com o mesmo sistema de comunicações que o Bloodhound SSC, um modelo impulsionado por motores de foguetão e a jato, o F-TYPE foi pilotado na direção de um jato equipado com sistema similar que voava a 500 milhas e a uma altitude de 15 metros. A velocidade de aproximação de quase 1.130 km/h permitiu realizar com sucesso o teste do sistema que será utilizado para comunicação entre a equipa e Andy Green no Bloodhound SSC. Este veículo supersónico será estreado no deserto de Hakskeen daqui a apenas doze meses.
O sistema de tração às quatro rodas integra uma gama completa de melhorias de performance incorporadas na galardoada gama Jaguar F-TYPE, que passará de seis para 14 modelos em 2015 – a gama completa será apresentada no Salão Automóvel de Los Angeles no próximo dia 19 de novembro.
A conferência de imprensa da Jaguar Land Rover será realizada às 14:40 PST (22:40 GMT) e contará com a presença de Andy Green, que irá confirmar a abrangência da parceria técnica entre a Jaguar e The Bloodhound Project.