Expo Clássicos com balanço muito positivo

Eventos 28 Out 2014

Expo Clássicos com balanço muito positivo

Com uma excelente participação de público, a Expo Clássicos – 7º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, este ano dedicada aos clássicos militares, saldou-se num êxito e confirmou-se como um evento de referência.
 
Organizado pela Tempo Livre e pelo CAAG – Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, a Expo Clássicos contou com cerca de 200 automóveis e motos antigas, que preencheram todos os espaços disponíveis do Multiusos de Guimarães, registando nos dias 25 e 26 de outubro uma excelente adesão de público, superior a 10 mil entradas. O certame do próximo ano já está agendado para os dias 24 e 25 de outubro de 2015.
 
Além de clássicos militares, o tema central da Expo Clássicos, o certame assinalou também os 50 anos Mustang e Fiat 850 e os 40 anos do Citröen CX. O programa da iniciativa incluiu ainda passeios de clubes, competições de slot cars e a apresentação do livro “António Rodrigues – Histórias de 19 anos nas corridas”, da autoria de Adalberto Ramos, que aborda o percurso de piloto vimaranense e integra depoimentos de Markku Alen, Mário Silva, Carlos Gaspar, “Nini Russo” e Joaquim Moutinho, entre outros pilotos.
 
Especial atenção dos visitantes mereceram uma chaimite da Associação 25 de abril, Willys, Haflinger, Land Rover (Exércitos espanhol e holandês), motociclos militares e veículos da unidade museológica da GNR (Shorland, Porsche 356 da BT, WV Carocha da BT) e da PSP (WV Carocha – patrulha de trânsito), assim como o circuito de prevenção rodoviária para crianças instalado no exterior do Multiusos de Guimarães pela GNR.
 
Com uma participação empenhada por parte dos expositores – que fazem questão de apresentar na Expo Clássicos os seus melhores veículos, peças, equipamentos, acessórios, livros, manuais, brinquedos e miniaturas – também vários clubes de automóveis e motos se fazem representar no certame e organizam passeios e concentrações.
“A Expo Clássicos 2014 superou as expectativas e as exposições temáticas voltaram a revelar-se uma mais valia e um elemento diferenciador que tornam o certame apelativo para o público e expositores, apesar de obrigar a esforço organizativo suplementar”, refere Aníbal Rocha, Presidente da Tempo Livre. “Resultado de uma parceria estabelecida entre a Tempo Livre e o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães (CAAG), desde 2008, a Expo Clássicos tem alcançado um sucesso que é resultado dirceto do trabalho profissional que harmoniosamente se aliou ao conhecimento e ao know-how de uma equipa multidisciplinar francamente envolvida em todas as etapas da organização”, realça Aníbal Rocha.
 
Na opinião de Eduardo Guimarães, Presidente do CAAG – Clube de Automóveis Antigos de Guimarães, o tema deste ano foi “foi enriquecedor da nossa memória, particularmente dos mais velhos, e que para os mais novos foi uma surpresa agradável e enriquecedora. A qualidade patenteada nas edições anteriores foi melhorada, assumindo a responsabilidade que nos foi transmitida pela adesão do público nas ultimas edições.”
 
“O 7º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães, realizado no Pavilhão Multiusos, palco dos mais prestigiados eventos recreativos, desportivos e culturais de âmbito nacional e internacional, reuniu durante dois dias os mais sublimes e elegantes modelos que fazem parte das nossas memórias”, afirmou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, fazendo notar que “o Município de Guimarães acarinha sempre todos os eventos que acrescentam valor à nossa centralidade e que contribuam para a reconhecida dinâmica do nosso concelho”.
 
Contribuindo para a divulgação do património cultural e histórico que constituem os automóveis e motos antigos, a Expo Clássicos tem por objectivo promover o conhecimento, a promoção e a divulgação junto de coleccionadores e admiradores de veículos de propulsão mecânica com mais de 25 anos, a aquisição e troca de veículos, restaurados ou para restauro, peças, equipamentos, acessórios e ferramentas da época e a aquisição e troca de livros, manuais, brinquedos e miniaturas.
 
A Expo Clássicos teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e o patrocínio da Hermotor – Ford, Super Bock, Vitalis, Sumol, Gelados Olá e Bogani (fornecedor oficial), sendo media partners a Topos & Clássicos, Motor Clássico, Auto Vintage, Rádio Santiago, O Comércio de Guimarães, Desportivo de Guimarães e Guimarães TV.
 

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube