Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal celebra aniversário

Clássicos 15 Out 2014

Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal celebra aniversário

No primeiro fim-de-semana de Outubro realizou-se um “cachondeo en Barrâncu”, mais uma etapa dos “eat-inerários em slow cars”, projecto que tem vindo a percorrer terras alentejanas em R4 (e.g. Castelo de Vide, Azaruja, Mármores, EN4, Évora, Arraiolos). O passeio aproveitou para comemorar o aniversário do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal, por deslumbrantes, remotas, e pouco conhecidas paisagens de Barrancos e pela hermana Encinasola.
 
Os convivas R4 (uma de Condeixa) e a já inseparável “autocaravana Morais” convergiram para um fim-de-semana calmo e familiar, que pretendeu dar a conhecer um pouco de Barrancos, distante e deslumbrante região pouco conhecida de muitos – “península” com pouco mais de 1800 habitantes, dos poucos concelhos portugueses com uma única freguesia, vila dos “100 km” (quilometragem aproximada a que se encontra de Évora, Beja, Badajoz, Sevilha…) onde distância é abandono, mas também defesa e preservação de uma singular comunidade. Num cruzamento entre o falar português, o castelhano e o barranquenho, esta expedição em R4 percorreu amplas paisagens e declivosos barrancos junto à Raia/Raya, sempre com o Múrtega e o Ardila por perto, visitou algum do património desta região (e.g. Pipa, Noudar, xistos, Mina de Aparis), degustou sabores únicos destas terras (e.g. porco preto, catalão, sopa de batata) e “tapeó” na vizinha Encinasola, sempre por espaços tradicionais e tradições, num ambiente descontraído e calmo, com crianças e animais de estimação por perto:
– dia 4 (Dia do Animal): miradouro, alto de São Bento, almoço “na telha”, Pipa (e.g. fonte), Cadaval (ponte e Pascoela), pedreira do Mestre André (xistos e icnofósseis), Encinasola (tapeos), Praça da Liberdade, sociedades (“piporro” na dos “ricos” e petisco barranquenho na dos “rapazes”), Herdade da Coitadinha (dormida);
 
– dia 5 (Aniversário do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal), com a simpática companhia do comandante dos BVBarrancos: Noudar e envolvente, choça do Tio Marujo, infusão de menta na Coitadinha, Praça da Liberdade (e.g. Igreja de N. Sra. da Conceição, almoço barranquenho, bolo de aniversário), Eiras Altas e Mina de Aparis (que incluiu geocaching)…
 
“A Barrancos só se vai de propósito; não é uma terra de passagem, como as outras” (Norberto Franco, 2005) – e a vontade de repetir este descontraído “cachondeo en Barrâncu”, calmo encontro com a Natureza e uma comunidade única, ao ritmo da Natureza e das R4, ficou no ar…
 
Especiais agradecimentos são devidos à Câmara Municipal de Barrancos (Jacinto Saramago e Marcelino), ao Parque de Natureza de Noudar (Débora Moraes), à Adega de Barrancos (Manuel Chamorro), a José Projecto, à Topos & Clássicos, à DAC, aos convivas (de duas e quatro patas) envolvidos…
 
Assim, por terras raianas/rayanas de Barrancos e Encinasola decorreu um “cachondeo en R4” de celebração do aniversário do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal, o qual tem vindo a percorrer paisagens transtaganas na semper fidelis Renault 4.
 
Texto: Victor Lamberto
Imagens: Florence Melen, Georges Lamberto, João Santos, Paulo Bombaça e Victor Lamberto

Classificados
Victor Lamberto
Visitante
Victor Lamberto

Obrigado, caro Helder (amigo) Cunha!

Dia 15 haverá outro passeio, agora por terras de Borba, entre vinhas, vinhos e petiscos!

Inscrições terminam no dia 7, pois temos visitas e provas de vinho incluídas…

Helder Cunha
Visitante
Helder Cunha

Foi com muita pena minha que faltei a este magnifico encontro mas desejo os meus parabéns ao Núcleo Alentejo por mais um aniversario aos organizadores e a todos os presentes aquele abraço de sempre.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube