Modernos • 11 Jan 2015
Sistema vanguardista monitoriza a visão e alerta quando desvia a atenção da estrada
A Automobili Lamborghini revela seu primeiro plug-in de demonstração com tecnologia híbrida (PHEV), o Lamborghini Asterion LPI 910-4 em estreia mundial no Salão de Paris.
Evidenciando ser claramente um Lamborghini, o Asterion é um carro conceitual com tecnologia híbrida plug-in concebido para novos objectivos Lamborghini: o Asterion define uma solução para reduzir significativamente as emissões de CO2 através de tecnologias hoje disponíveis,garantindo a sensação única de condução de um qualquer Lamborghini com uma maneabilidade suave e reactiva e com uma potência superior, incluindo uma excepcional autonomia em modo totalmente eléctrico de 50 km.
Concebido e desenvolvido totalmente pela Lamborghini, o Asterion LPI 910-4 oferece todos os parâmetros em design e tecnologia de ponta encontrados na actual gama de produtos da Lamborghini. Acrescenta uma tecnologia híbrida
inovadora, criando, assim, um Lamborghini, que é claramente diferente: com um novo design imprevisto e sensual, de acordo com as características técnicas do carro. Mas, mesmo assim, é inegavelmente um Lamborghini.
Convincente
O Asterion possui uma tecnologia de demonstração que representa um modelo Lamborghini que poderia ser realista e
produzido já hoje, utilizando tecnologias actualmente disponíveis e com base na própria experiência da Lamborghini. “A Lamborghini está sempre comtemplando o dia de amanhã, investindo em novas tecnologias e estabelecendo novos padrões de referência, apresentando o imprevisível”, destaca Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.
A Lamborghini continua focada na redução de peso, como forma de redução das emissões de CO2, por exemplo, através
do investimento em engenharia de fibra de carbono, o que também contribui para a nossa procura pelo melhor
superdesportivo quer em desempenho quer em performances.
Para reduzir significativamente as emissões de um carro neste momento, no entanto, o sistema plug-in é a melhor
opção para nós, porque para Lamborghini tal carro ainda deve transmitir uma experiência de condução verdadeiramente emocional. No Asterion isso é garantido através de um motor naturalmente aspirado que é combinado com a tecnologia PHEV, que não só oferece emissões excepcionalmente baixas de CO2 de 98 g/km, como uma autonomia de 50 km em modo puramente eléctrico.
O Asterion LPI 910-4 é um verdadeiro Lamborghini: emocional, com um design deslumbrante, poderoso, mas
concebido para o maior luxo e conforto numa utilização diária, que para o melhor desempenho e níveis de
performances.
Sistema híbrido plug-in e as prestações
Para o Lamborghini Asterion LPI 910-4, uma solução PHEV é a escolha certa da Lamborghini. O Asterion oferece como
destaque uma condução urbana em modo puramente eléctrico, com uma significativa autonomia de 50 km quando o carro é alimentado apenas por energia da bateria. Mas a emoção também acontece com a potência de um motor Lamborghini
naturalmente aspirado para uma experiência de condução única.
O consumo médio de combustível é 4,12 l/100 km (NEDC). O peso da tecnologia híbrida é de 250 kg. O objetcivo do
Asterion é de reduzir significativamente as emissões de C02, mantendo uma experiência de condução de um Lamborghini cativante e emocional, o que é conseguido com as excepcionais emissões de CO2 de 98 g/km.
É baseado num monocoque fabricado inteiramente em fibra de carbono, um motor V10 FSI de 5,2 litros montado
longitudinalmente numa posição central-traseira, como num outro superdesportivo Lamborghini. A transmissão de dupla embraiagem extremamente rápida de 7 velocidades está localizada atrás do motor no eixo traseiro. O compartimento da potente bateria de lítio está posicionado longitudinalmente na zona do túnel central, normalmente reservada para a transmissão. Isto permite um melhor equilíbrio do carro e também protege a área da bateria, em caso de uma colisão lateral.
A arquitectura híbrida do Asterion é efectuada com um motor eléctrico que incorpora um motor de arranque integrado e alternador (ISG), que é colocado entre o motor V10 e a transmissão de dupla embraiagem e dois motores eléctricos no eixo dianteiro alimentados pela energia ISG com a vectorização do binário. Este sistema permite que ao Asterion dois modos de condução diferentes: em modo híbrido que combina o motor V10 com os três motores eléctricos, garantindo uma tracção às quatro rodas permanente sem depender do estado da carga da bateria. No modo de accionamento eléctrico puro são utilizados apenas os dois motores eléctricos montados na dianteira.
O motor V10 de 5.2 litros normalmente aspirado e montado longitudinalmente debita uma potência de 610 Cv (449 kW) e um binário máximo de 560 Nm. Combinado com os três motores eléctricos a potência aumenta em mais 300 Cv (220 kW), sendo a potência total do sistema híbrido de 910 Cv (669 kW). A acção combinada dos dois sistemas de propulsão garante uma aceleração estonteante: 0-100 km/h em 3,0 segundos.
Como híbrido de topo, a velocidade máxima combinada é de 320 km/h, assegurando o Asterion LPI 910-4 também os 125
km/h em modo totalmente elétrico. Mais importante para os percursos urbanos ao conduzir o Asterion é o seu raio de açcão: uma autonomia de 50 km em modo eléctrico, valor que o coloca no topo da categoria dos superdesportivos híbridos.
A nova inspiração para o desenho
O design exterior
A cor azul Elektra brilha no Asterion, bem como a nova linguagem de design reflecte o conceito tecnológico na parte traseira do carro.
Projectado e desenhado pelo Centro de Estilo da Lamborghini, o Asterion destaca a inconfundível herança do ADN da
Lamborghini, mas é claramente diferente dos superdesportivos da gama actual da marca. O Asterion estabelece novas fronteiras, com uma linguagem de design inovador e imprevisível que explora formas curvilíneas e sensuais, transições suaves de painel para painel e algumas arestas vivas. O resultado é um design purista.
O Asterion, como todos os carros da Lamborghini, tem claramente linhas bem definidas, separando as superfícies
planas do perfil do carro e distintivas entre os painéis. Luz e sombra acentuam os volumes do carro, destacando o
aspeto musculado do Asterion que ainda transmite uma elegância mais esbelta.
A parte dianteira é produzida como um componente único, dando ao Asterion um visual dinâmico e enfatizado através
do posicionamento dos quatro “olhos com sobrancelhas”: os faróis foram concebidos em materiais diferentes, incluindo carbono e titânio.
As entradas de ar frontais são caracterizadas por um sistema de refrigeração ativa do ar que utiliza uma grelha
de dupla camada pela primeira vez num Lamborghini: uma grelha de metal e outra de titânio são unidas uma na outra; uma possui o leitmotiv (fio condutor) em Y e, o outro, o tema hexagonal, criando um efeito tri-dimensional, destacando-se da cor da carroçaria.
A poderosa traseira destaca-se pela sua forma e pelos notáveis farolins, incluindo uma grelha que cobre dois radiadores e uma separação clara entre cor da carroçaria e componentes pretos.
A tampa do motor transparente na parte de trás é um detalhe estético ligando para tecnologia híbrida que está por baixo; é composta por três módulos hexagonais que se transformam de acordo com o modo de utilização do motor:
modo elétrico, modo híbrido ou modo em que é utilizado a potência total do sistema.
Os pneus Pirelli são montados em jantes com componentes em carbono de 20 e 21 polegadas, circundados por guarda-lamas bem definidos e incorporados no conceito de desenho carroçaria, contribuindo para a presença musculada do
Asterion na estrada.
As portas do Asterion são de generosas dimensões, abrindo para fora, o que permite um acesso fácil ao interior do
carro. Criar um habitáculo ergonomicamente espaçoso para os ocupantes do carro e com uma posição confortável foi
prioridade no caderno de encargos: o ângulo dos pilares em preto estão incutidos num para-brisa mais vertical,
permitindo mais espaço para a cabeça dos ocupantes. Visualmente estende-se para a frente do carro, onde está
embutido um compartimento de bagagem. Assim, o interior do Asterion garante um espaço apropriado para os passageiros.
Uma bandeira tricolor nas portas recorda a herança italiana do Asterion e um discreto escudo “Raging Bull” está
embutido na parte lateral do carro.
O design interior
O interior claro, preciso e moderno do Asterion reflecte o design exterior ainda que se sinta um visual clássico. No habitáculo, os dois bancos estão numa posição mais elevada em comparação com os outros superdesportivos da
Lamborghini, garantindo um carro mais dirigido ao conforto para uma utilização diária, em vez do “handling” e
performances de um genuíno superdesportivo.
Branco Celaeno (marfim) e Castanho Átis em couro confirmam imediatamente a experiência de um carro de luxo ao Asterion, o que é extensível à elegância e qualidade de materiais que combinam alumínio e fibra de carbon bem como titânio, que também é visível nos três icónicos raios do volante herdado do Miura. No entanto, o volante do Asterion também inclui três botões a partir dos quais o condutor selecciona o modo de condução da força motriz disponibilizada: Zero para modo totalmente eléctrico; I para modo híbrido e T para modo térmico. Finalmente, destaque para um tablet portátil que permite que os ocupantes do carro possam regular o controlo de temperatura e outras funções, incluindo o GPS e o sistema de infotainment do carro.
O nome
Asterion LPI 910-4. LP significa “posteriore longitudinale”, a posição do motor convencional, I significa “híbrido”, 910 a potência total do sistema e 4 o sistema 4WD de tração permanente. É o novo conceito de um novo tipo de sonhar um carro desenhado pela Lamborghini a partir de uma intuição: a chave para antecipar o futuro está na transformação e na ”hibridação” do ADN da própria Lamborghini.
Com o Asterion, nasce um verdadeiro e híper carro: um mix de elegância com a pura sedução oferecida para conduzir um Lamborghini. Um carro cujo motor potente reflecte a sustentabilidade da tecnologia híbrida, graças também ao seu chassis leve em fibra de carbono.
O Lamborghini Asterion é inspirado por uma lenda: Asterion é o nome próprio do mítico Minotauro, uma figura híbrida, mestiça e simbólica que conta a história da fusão enérgica entre intelecto e instinto, parte homem e parte touro, criando um paradigma sempre poderoso. Assim, a Lamborghini mantém a sua tradição de dar seus modelos um nome extraído do mundo dos touros, mas, ao mesmo tempo, adicionando um elemento inovador, um ADN híbrido: a força de um touro cedida pelo motor naturalmente aspirado é combinada com a lógica humana atribuída pela tecnologia híbrida. É assim que a Lamborghini prepara o futuro com o Asterion, o primeiro “hyper cruiser”
Modernos • 11 Jan 2015
Sistema vanguardista monitoriza a visão e alerta quando desvia a atenção da estrada
Modernos • 18 Mar 2017
Modernos • 10 Fev 2019
Bugatti lança edição limitada do Chiron para celebrar os 110 anos da marca