Eventos • 08 Set 2017
Eventos • 23 Set 2014
Passeio de automóveis antigos nas vindimas no Douro
Este domingo, 21, a RS Eventos desafiou os proprietário de automóveis antigos a tomarem parte numa vindima, participarem em alguns jogos populares e tradicionais, degustarem um almoço tradicional da vindima e percorrerem alguns dos mais apreciados roteiros do Douro.
Saídos de Bragança e apanhando pelo caminho os habituais amigos de Izeda e Macedo de Cavaleiros, fez-se o percurso até à Quinta de Fiães, Vilar de Maçada, para vindimar alguns cachos de uvas tintas, que propositadamente foram deixadas para os participantes deste passeio.
Dos mais experientes ao que se estrearam nas vindimas, todos fizeram a festa e celebraram o momento, com uma eficácia que levou o proprietário a convidar o grupo a estar presente na vindima do próximo ano.
Seguiu-se um animado lançar de pião, onde não houve tanto sucesso com apenas dois participantes a conseguira levar de vencida o pião.
De seguida foi tempo do arco e da gancha, onde todos estiveram mais à vontade. Propriedade do António Vilela, este brinquedo foi construído em 2007 para um evento do género.
O almoço da vindima foi muito apreciado pelos participantes. A cuidada confecção e apresentação, o néctar branco e tinto produzidos e engarrafados na Quinta de Fiães, o ambiente geral e a simpatia de proprietários e colaboradores, proporcionaram um prolongar do repasto muito apreciado e de mais uns excelentes momentos de amena cavaqueira e salutar convívio.
De volta aos carros antigos, Sabrosa e Pinhão eram os pontos de passagem que haveriam de levar os participantes até ao Miradouro de Casal de Loivos. Apesar da trovoada, muita chuva na subida para o miradouro, e pouca luminosidade, por unanimidade ficou decidido que há que voltar com sol. Magnífica a vista, sem receio, comparável ao de S. Leonardo de Galafura.
Ver as uvas chegar e serem transformadas em vinho foi o passo seguinte na Adega de Favaios. Momento aproveitado também para a prova do famoso Moscatel de Favaios e para a compra deste tão apreciado produto da região duriense.
Faltava regressar a casa, o que aconteceu já de faróis acesos. O saldo, positivo uma vez mais.
Imagens Telmo Afonso