Eventos • 13 Mai 2014
Eventos • 11 Set 2014
Caramulo Motorfestival volta a encher a serra de público
Apesar da chuva que se fez sentir no sábado e domingo passados, a nona edição do Caramulo Motorfestival, que decorreu nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, registou uma grande adesão de público e de pilotos, confirmando, assim, a fidelidade dos aficcionados e famílias ao evento.
No total, alinharam mais de 70 automóveis na mítica Rampa do Caramulo, entre históricos, clássicos e de competição, um número que deixa a organização “bastante satisfeita e com vontade de tornar a décima edição, que acontece em 2015, num evento memorável”.
A prova contou a presença de uma enorme variedade de cabeças de cartaz atrás do volante como André Villas-Boas, o treinador do Zenit de São Petersburgo e apaixonado por automóveis, Fritz D’Orey, o piloto que correu na Fórmula 1 e nas 24h de Le Mans, João Fonseca, o piloto do Caramulo, Vice-Campeão do CNM em 2011 e antigo vencedor da Rampa do Caramulo, e o piloto Ernesto “Nené” Neves, que participou na Rampa Histórica do Caramulo ao volante do Ford Escort TC original com o qual venceu, em 1970, o Campeonato de Turismo Especial, pelo Team Palma, fazendo deste “reencontro” um dos momentos mais aguardados do Caramulo Motorfestival de 2014.
Também o Museu do Caramulo registou um aumento de 200% no número de visitantes em relação ao evento de 2013, perfazendo assim quase 2.200 visitas durante os três dias do Caramulo Motorfestival, muito devido à presença da exposição temporária “Lendas da Competição”, que estará patente até 18 de Outubro deste ano, e que conta com quase duas dezenas de automóveis de competição, abrangendo oito décadas de história, desde os anos 30 até aos nossos tempos.Museu do Caramulo – Fundação Abel e João de Lacerda.
Na semana anterior à realização do Caramulo Motorfestival, a exposição “Lendas da Competição” recebeu o Mercedes MPG W02, o Fórmula 1 original com o qual Michael Schumacher e Nico Rosberg correram na temporada de 2011, cedido pelo Classic Center de Portugal. Este automóvel de competição permitiu à Mercedes Grand Prix classificar-se em 4º lugar no campeonato de construtores e representou um degrau importante para o sucesso que a equipa tem tido em 2014. O MGP W02 está equipado com motor V8 de 2.400c.c., aspirado, com potência superior aos 700 cv.
No Campeonato Nacional de Montanha, o vencedor foi Carlos Torres, com um tempo de 2m52,531s, batendo Pedro Castanon por 6,029s. Já na Rampa Histórica o vencedor da Categoria Circuito foi Abílio Machado, ao volante do seu BMW 1602, com 3m29,122s; nos Fórmula a vitória foi para João Fonseca, a correr no Apis F1000; António Nogueira venceu no GT, e em Rali ganhou Mário Pais de Sousa com o Lancia Delta Integrale. Na Regularidade, Categoria Modernos foi José Cruz (Peugeot 306 T16) o vencedor e nos Históricos triunfou Luis Calheiros Ferreira/Lino Franco (Triumph TR4).