Lendas da Competição: Olympic Fórmula V (1968)

Arquivos 28 Ago 2014

Lendas da Competição: Olympic Fórmula V (1968)

A Fórmula V foi uma competição de monolugares com base no chassis do popular Volkswagen Carocha e que pretendeu criar uma forma de iniciação neste tipo de veículos que fosse mais barata do que as que existiam até então.
 
Criada nos Estados Unidos em 1963, o seu sucesso foi imediato e não tardou em cruzar o Atlântico e se expandir pela Europa fora com o beneplácito da própria marca, já que a Volkswagen via nestes automóveis um potencial grande para formar pilotos.
 
O seu motor de 1.285 c.c. com cerca de 50 CV era o suficiente para proporcionar uma igualdade de andamentos que fazia não só sobressair os dotes de condução de cada piloto mas também dar origem a corridas muito disputadas.
 
A facilidade de manutenção dos Fórmula V também contribuiu para o seu sucesso, já que não eram precisos grandes dotes de mecânica para tratar destes automóveis e tinham a mais-valia da maioria dos componentes serem derivados de automóveis de série, logo fáceis de obter e económicos.
 
Em Portugal a Fórmula V surgiu em 1966 e tal como noutros países rapidamente gerou um grande entusiasmo junto dos pilotos que tinham pela primeira vez a possibilidade de disputar uma competição de monolugares no nosso País. Nomes como Joaquim Filipe Nogueira, António Barros, Heitor de Morais, Jorge Passanha, Luís Fernandes, Rui “Cavagnac” ou Mané Nogueira Pinto foram os percursores de uma nova era nos circuitos Nacionais. Neste ano de estreia da modalidade no nosso País foram quatro as provas disputadas, todas elas sem constituírem um campeonato organizado. Podiam considerar-se mais provas de demonstração do potencial da categoria.
 
Em 1966 todo o plantel do pelotão da Fórmula V em Portugal era composto por chassis Palma, construídos pela Palma & Morgado com inspiração nos PECO, um Fórmula V de origem Sul-Africana. Julga-se que terão sido construídos inicialmente cerca de uma dúzia de automóveis destes, sobre a supervisão do incontornável Manuel Palma, que tinha criado recentemente o Team Palma.
 
Em 1967 a concorrência aos Palma, feitos em Lisboa, veio de outra casa de prestígio e renome no Automobilismo Nacional, a Garagem Aurora. Aos pilotos que participaram nas provas em 1966 juntaram-se mais alguns nomes, entre os quais sobressai o de Robert Giannone, mas também o de Carlos Monjardino, sob o pseudónimo “John Malaquias”, ou Fernando Albuquerque. No final da época o vencedor do Campeonato Nacional de Fórmula V seria Mané Nogueira Pinto, tripulando um Palma.
 
Apesar deste seu triunfo em 1967 com o Palma Mané Nogueira Pinto avançou em 1968 para a compra de um Olympic. A Olympic foi uma das marcas que viu na construção deste tipo de automóveis um potencial de negócio, à semelhança de outras suas congéneres, como a Austro ou a Kaimann. O chassis Olympic era um dos mais competitivos e com excelentes resultados na Europa e os contactos de Nogueira Pinto no Estrangeiro fizeram com que pensasse na aquisição de um destes automóveis de fabrico Alemão. O piloto Português ainda chegou a disputar algumas corridas do Europeu de Fórmula V em 1968 mas foi no País que teve o maior sucesso, ao repetir o título de 1967 no Campeonato Nacional. O Olympic revelava-se mais competitivo e evoluído que os chassis Palma e Aurora made in Portugal.
 
Em 1969 Nogueira Pinto continuou a competir com o Olympic mas o aparecimento de Ernesto “Nené” Neves, num Palma que era mantido pelo próprio Team Palma, não permitiu que fizesse o “Tri” e foi mesmo Neves quem se sagrou Campeão Nacional de Fórmula V em 1969.
 
O Olympic exposto, e que é modelo único em Portugal, foi precisamente o chassis trazido por Mané Nogueira Pinto e reproduz a decoração da época. Foi portanto o Campeão Nacional em 1968. Posteriormente foi passando depois pelas mãos de António Borges, José Manuel Peixoto e Camilo Figueiredo. Actualmente pertence a uma importante colecção automóvel da zona Centro.
 
Este automóvel faz parte da exposição temporária “Lendas da Competição”, patente no Museu do Caramulo até ao dia 18 de Outubro.
 
Ficha técnica
1968
Alemanha
50 CV
4 cilindros
1.285 c.c.
4 velocidades
485 Kg
120 Km/h

Classificados
Chris Higgs
Visitante
Chris Higgs

Encontrei esta reliquia no OLX.pt…nao tem a ver comigo mas achei que podera ser do interese de alguem para restaurar: http://montijo.olx.pt/formula-v-iid-465905215

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube