Automobilia • 27 Abr 2017

Automobilia • 06 Ago 2014
Museu do Brinquedo encerra dia 31
O Museu do Brinquedo, em Sintra, fecha portas no final do mês devido à ausência de apoios. A colecção conta com mais de 90.000 brinquedos, que vão desde carros de lata e aviões de madeira, a bonecas de porcelana pintadas à mão.
Os cortes no apoio à Fundação Arbués Moreira, que gere o museu, ditaram o encerramento do mesmo, dado que o número de visitantes está longe de tornar o local sustentável.
Ainda não está decidido o novo local onde a colecção será integralmente exposta, até lá a Fundação convida todos a passarem por Sintra nestes últimos dias.
O museu não passava de um amonteado de brinquedos. O director no ano em que o visitei tinha uma foto do Otelo que estava a ser julgado por assassinio nas brigadas FP 25. Não faz cá falta nenhuma temos o museu de Gouveia ou de Ponte de Lima….
Há dinheiro para tudo menos para a cultura,quando tivemos grandes fábricas de brinquedos em portugal. E um museu destes como pode fechar e ninguém faz nada.É uma vergonha mais uma vez.Se fosse uma fundação sem fins lucrativos eram ajudados.Sr ministro da cultura veja isto
Não existe. Ministério da Cultura, em Portugal, só em sonhos!
É só mais uma vergonha nojenta das que estes governos podres já nos habituaram !!!!! Destruir o que é nosso e nossa herança deixada pelos nossos pais e avós para ir buscar as porcarias fabricadas pelos outros…
Tem toda a razão não matem o que é nosso, Somos governados por ladrões
já estamos habituados. Viva o brinquedo português.Onde está o financiamento para o museu não há.
Conheço muito bem o museu e o seu proprietário com quem tive oportunidade de dialogar. Sou um aficionado por brinquedos antigos, especialmente das marcas Schuco, Technofix, Joustra, Modern Toys e Marx Toys. Independentemente de achar que o seu encerramento é um crime, sou de opinião que o museu deveria ter uma informação mais detalhada dos brinquedos expostos. Na minha opinião, por exemplo, não basta dizer que determinado brinquedo é um “Schuco Amico” de corda e litografado. Tem de se dizer que tem caixa de velocidades, 3 para a frente e marcha atrás, travão e direção, tudo isto mecãnico. Só desta… Read more »
Adoro aquele museu, como é que isto é possível….então a câmara de Sintra…. que tristeza de país…de quem nos governa…
Lamento que os governantes só liguem a quem rouba e ignorem a cultura do brinquedo
Lamentavel…mais um rombo na cultura…
Fico deveras triste com o que sucedeu ao Museu do Brinquedo de Sintra, e como deve ter ficado moralmente quem dedicou uma vida a colecionar onde dedicou todo seu tempo aos brinquedos que era uma paixão, para depois de 17 anos ver o seu sonho desfazer-se por causa de políticos sem sensibilidade nenhuma. Foi o 1º Museu do país deviam acarinhá-lo não destruíram-no e assim vai o resto do mundo.