Renascimento do Jaguar E-Type

Clássicos 17 Mai 2014

Renascimento do Jaguar E-Type “Lightweight”

A Jaguar irá iniciar a reconstrução de seis novos E-Type `Lightweight´, a versão mais carismática e exclusiva do icónico desportivo britânico. Estes seis novos Jaguar E-Type são as seis unidades `perdidas´ da série original de 18 veículos que integravam o projecto `Lightwweight´, que começou em 1963 com o objectivo de produzir uma dúzia e meia de versões especiais de competição para a categoria GT.
 
Acabaram por ser produzidos apenas 12 dos E-Type `Lightweight´ com carroçaria em alumínio, o último destes em 1964, deixando inacabada uma série de veículos únicos que agora renascem recuperando a numeração original do chassis.
 
Derek Weale, Director Jaguar Land Rover Heritage Business, declarou: “Este é um projecto incrivelmente excitante para a Jaguar. O E-Type é um modelo icónico, e a versão `Lightweight´ é a mais desejável de todas. Não podíamos perder a oportunidade de completar a série original de 18 veículos 50 anos após a criação do último Lightweight. Mal posso esperar por revelar mais detalhes sobre os novos `Lightweight´ e de os ver em acção num futuro muito próximo.”
 
Os novos E-Type `Lightweight´ serão produzidos de uma forma integralmente artesanal pelos especialistas com mais experiência da marca. Cada veículo será construído em conformidade com as especificações exactas dos modelos originais de 1963, incluindo o motor de seis cilindros em linha e 3,8 litros de cilindrada. Os clientes poderão seleccionar acabamentos personalizados para o habitáculo e para a carroçaria em alumínio, pintura e autocolantes de patrocinadores e algumas modificações mecânicas.
 
A redução de peso proporcionada pelos modelos originais `Lightweight´ era de 114 quilogramas em relação a um E-Type de série graças aos seus painéis da carroçaria e bloco de motor produzidos integralmente em alumínio, à ausência de alguns acabamentos interiores e a uma grande quantidade de medidas adicionais para redução do peso final, incluindo vidros de correr.
 
Sobre a Jaguar e o E-Type `Lightweight´
 

  • Entre 1961 e 1975, a Jaguar produziu mais de 72.500 E-Type.
  • As 12 unidades E-Type `Lightweight´ foram produzidas em 1963 pelo departamento de Competição da Jaguar e o último exemplar foi entregue em 1964. Actualmente permanecem 11 ainda em funcionamento.
  • Os E-Type `Lightweight´ foram homologados para participar na categoria GT como E-Type Roadster de série modificados com uma série de melhorias. As especificações podiam variar entre eles, mas as modificações mais comuns incluíam o chassis monobloco e painéis da carroçaria em alumínio, bloco do motor em alumínio, cabeça de motor melhorada e o motor XK 3.8 com lubrificação por cárter seco, injecção electrónica e tejadilho em alumínio. O número de chassis de todos os `Lightweight´ inclui um `S” como prefixo.
  • Os E-Type `Lightweight´ participaram em competição com pilotos tão ilustres como Graham Hill, Jackie Stewart, Roy Salvadori e Briggs Cunningham. Actualmente, os `Lightweight´ originais participam regularmente em competições de clássicos.
Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube