Group 2 - The genesis of world rallying 1946-72

LifeStyle 27 Abr 2014

Group 2 – The genesis of world rallying 1946-72

O Grupo 2 de carros de turismo e ralis, foi a principal categoria no Campeonato Europeu de Turismo de 1963 a 1967 e foi a categoria secundária, atrás do Grupo 5 Touring Cars Especiais em 1968 e 1969. Foi novamente a categoria principal, quando a série foi rebaptizada como o Campeonato Europeu de Carros de Turismo para 1970 e continuou a sê-lo até que ele foi substituído pelo Grupo A para 1982. O Sports Car Championship foi constituído por carros do Grupo 2 desde o seu início em 1966 até a temporada de 1972.
 
Depois das lendárias eras do Grupo B e Grupo 4 ralis, a McKlein Publishing dedica agora um livro com os primeiros anos do desporto: O “Grupo 2 – A génese do rallie”. Ralis como o Monte Carlo, a Liège-Roma-Liège, a Acrópole, o RAC e o Rallye des Alpes eram o auge do desporto. E novos desafios surgiram, como o Safari Africano, os 1000 Lagos e o Tour de Corse.
 
Todos estes eventos testaram as tripulações no seus próprios limites de velocidade e resistência. Se os carros eram menos sofisticados do que os que conhecemos hoje, as habilidades para conduzi-los rapidamente foram, talvez, de uma ordem superior. Certamente as estrelas do rali desde o período deste livro ainda são nomes bem conhecidos sessenta anos depois – por exemplo, Erik Carlsson, Timo Mäkinen, Paddy Hopkirk, Eugen Böhringer, Jean-Pierre Nicolas e Pat Moss. O mesmo se aplica aos carros lendários que mudaram o desporto, como o Mercedes 220SEb, Mini Cooper, Porsche 911, Lancia Fulvia e Alpine-Renault A110.
 
E este é, pois, o primeiro livro, cuja publicação prevista é em Maio de 2014, que oferece uma imagem completa do desporto automovel nesse período de 1946 a 1972. Em 256 páginas John Davenport conta a história emocionante de desenvolvimento do desporto automóvel amador ao profissional com críticas completas anuais, recursos interessantes, por exemplo, sobre as provas maratona daqueles dias, e os resultados de todas as corridas para o Campeonato Europeu e de pilotos e de marcas até 1972.
 
Tudo isso é enriquecido com as mais belas fotos, cerca de 500, dos arquivos da McKlein. Em Portugal este livro encontra-se disponível através da livraria Ascari.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube