Ford GT40 de Emílio Marta à venda

Mercado 26 Abr 2014

Ford GT40 de Emílio Marta à venda

O Ford GT40, em que o piloto português Emílio Marta venceu o campeonato Angolano em 1969 encontra-se de momento disponível para venda, trocando de mãos por intermediário da Maxted-Page Limited, sediada em Inglaterra.

 

Esta é uma oportunidade única de adquirir um GT40 original, com uma história e proveniência notáveis, números correspondentes de motor e caixa de velocidades, uma selecção de pneus e peças de funcionamento, frente original, painéis de carroçaria traseiros, e uma variedade de partes originais não incorporadas no restauro.

 

Maravilhosamente interessante, este automóvel é detentor do Passaporte F.I.A (Historic Technical Passport) e de um arquivo amplamente documentado.

Classificados
Jorge Guerreiro
Visitante
Jorge Guerreiro

Este carro antes de ir para Angola fez as 24h de Mans

carlos filipe nogueira de oliveira
Visitante
carlos filipe nogueira de oliveira

vi algumas vezes este histórico carro em competição no Lobito e em Sá da Bandeira (saudades)

Ernesto Simoes
Visitante
Ernesto Simoes

Este carro o Ford GT40, foi comprado pela Camara Municipal de Carmona, nunca entendi o porque dessa aquisiçao. Ferreira Pires q foi meu colega na Repartiçao de Obras Publicas de Carmono, era corredor e possuia um Lotus Elan Racing, antes de receber o Ford GT 40. Quando o assumiu, nunca me pareceu com coragem suficiente para pilotar aquele bólide potente demais para as suas mãos. Nao me parece q tenha efetuado alguma prova de destaque e tenha saido vitorioso. 0 vi em Carmona uma vez treinando na cidade com o carro. Aquele acidente em Sá da Bandeira, de certa forma,… Read more »

Jorge Guerreiro
Visitante
Jorge Guerreiro

Corte Real pereira

fernando morais
Visitante
fernando morais

depois do que foi dito anteriormente nada tenho a dizer

José Silva
Visitante
José Silva

E eu tenho em meu puder todas as peças suplentes originais, e ferramentas desse carro, numa caixa de alumínio que veio de Angola com tudo há 40 anos. Tenho as 4 “asas” que ele utilizou as duas de trás e as duas laterais da frente e todos os funis, macacos, chaves de rodas e ainda um dossier do carro.

Miguel Fernando Marta
Visitante
Miguel Fernando Marta

BOM Dia pode mandar o seu contato obrigado

Jorge Gomes
Visitante
Jorge Gomes

Eu acho mas não tenho a certeza que o Ford GT40 do Emilio Marta ardeu por completo quando houve um incendio na garagem aurora no Porto . Agora não sei se ainda foi possivel terem recuparado o carro novamente .

Negrão
Visitante
Negrão

Não, não ardeu. Nem lá estava….
E este é mesmo o do Marta

AntonioAleixo
Visitante
AntonioAleixo

O que está dito acerca do Ford GT40 e correcto,srAdriano.

WFASTUDO
Visitante
WFASTUDO

Linda relíquia, meu pai trabalhou com Emilio Marta na altura e foi mecânico do seu carro de competição

Manuel Pinto Silva Silva
Visitante
Manuel Pinto Silva Silva

o carro do Emilio Marta tinha listas verdes e não azuis, eu vio correr no Lobito e em Benguela, o Ford GT40 não é este

Kaiser
Visitante
Kaiser

ó Manel não é pelas listas que se vê se é o carro, mas sim pelo nº de chassis. Esta é a ultima decoração já em Portugal. (1979)

Adriano
Visitante
Adriano

O Ford GT40 foi adquirido
directamente à fábrica (chassis P1080) pelo Município/população de Carmona para o seu piloto principal Ferreira Pires. Este carro
foi depois vendido a Emílio Marta que, com ele, foi campeão angolano de velocidade em 1969

Vicente
Visitante
Vicente

Este piloto teve um grande acidente com este carro nos treinos para as 3 horas da Huila, nesta altura salvo erro era todo branco.

Rui
Visitante
Rui

Eu estava em Carmona na altura em que o Ferreira Pires recebeu o carro e ainda ajudei a empurrar o carro para dentro do local onde ficou em exposição para a população poder ve-lo.O Ferreira Pires manteve o carro em branco e adicionou 3 listas ao comprimento do carro:amarela,vermelha e preta.Apos um acidente então vendeu-o ao Emilio Marta.

AntonioAleixo
Visitante
AntonioAleixo

E está certa a notícia de tal modo acrescento que este carro antes de ser vendido ao Emilio Marta de Benguela teve um acidente em Sa da Bandeira,circuito sr”do Monte pelas mãos de Ferreira Pires fotografia que possuo e posso mostrar já ma quixeramobinense comprar e não vendi por que neste acidente estiveram envolvidas vidas humanas.

Agostinho Sergio Gonçalves Fernandes
Visitante
Agostinho Sergio Gonçalves Fernandes

1969? Julgo que ele só foi comprado pelo Marta em 1970/71, assim como julgo que foi em 1969 (finais), que o sr Ferreira Pires teve um acidente em Sá da Bandeira.

Celso Silva
Visitante
Celso Silva

Entao amigo Manuel Pinto Silva,as tintas existem para pintar os carros,nao é? o facto de na altura em que você o viu correr o FORD GT40tinha listas verdes e agora ter listas azuis,nao quer dizer q o carro não seja o mesmo,o carro já mudou de dono algumas vezes e cada um pinta da forma que achar melhor não? Para isso é que existem as tintas,entendeu?

José Maria Freitas de Melo
Visitante
José Maria Freitas de Melo

Amigo Manuel Pinto da Silva, quando conheci o Ford GT40 de Ferreira Pires, logo após ao lamentável despiste em que entrou pela Quinta da família Cravo e matou as duas criança, após os treinos oficiais encerrados DS 3 HORAS DA hUÍLA-1969,o Ford GT4 era branco com duas listas paralelas azuis, original da fábrica. A segunda vez que vi o mesmo carro foi nas 6Hras de Nova Lisboa – 1970 já de Emílio Marta, o carro já era vermelho com faixas brancas. Depois ainda vi de azul claro com faixas laranja no Circuito da Restiga, Outra observaçãp, em 1969, foi campeão… Read more »

José Maria Freitas de Melo
Visitante
José Maria Freitas de Melo

Emílio de Almeida Marta adquiriu este carro a Ferrire Pires em 1970, por isso não pode ser Campeão de Angola em 1969 com este carro, mas sim com outros carros como o Lotus 23, Cortina Lotus Racing e outros. Com este carro, foi sim Campeão de Angola em 1973.

Joaquim Lemos
Visitante
Joaquim Lemos

Concordo com esta última explanação, porque em 1969 o senhor ou piloto Emílio Marta correu num Lotus 47 nas 6 horas de Nova Lisboa juntamente o falecido e meu amigo Herculano Areias. Nesta altura eu estava na rotunda do Norton de Matos a assistir a prova quando Fredy Vaz se despista e acaba por falecer horas depois. Por isso este Ford GT 40 nem sequer apareceu e ainda era propriedade de Ferreira Pires

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube