Estreia mundial: o 919 Hybrid para Le Mans

Competição 06 Mar 2014

Estreia mundial: o 919 Hybrid para Le Mans

A Porsche regressa ao grande palco do desporto automóvel, no Salão Automóvel de Genebra 2014. Com o novo 919 Hybrid, o construtor de veículos desportivos participa com uma vanguardista montra tecnológica sobre rodas na categoria de topo do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), que também inclui as 24 Horas de Le Mans. Tanto nas pistas de corrida como no Salão Automóvel de Genebra, o protótipo LMP1 goza da com panhia do novo Porsche 911 RSR, outra estreia mundial. Outras estreias constituem os modelos de série Macan S Diesel e o 911 Targa.

 

Transferência de tecnologia da pista de corrida para a estrada

 

O desporto automóvel está associado à Porsche como a sequência de números 911. A primeira participação de um desportivo de Zuffenhausen numa corrida de Le Mans remonta a 1951, pouco tempo depois da fundação da empresa. Desde então que os modelos de série beneficiaram sempre dos conhecimentos adquiridos na competição. Desenvolvimentos como a dupla ignição, os travões de disco, a caixa de dupla embraiagem ou o potente motor híbrido deram primeiro provas nos circuitos fechados, antes de passarem para os modelos de estrada. É por isso que cada Porsche também tem sempre algo de um carro de corrida.

 

Em 2014, a Porsche participa, após um interregno de 16 anos, novamente na classe máxima das provas de resistência. O desenvolvimento do novo Porsche 919 Hybrid começou para os engenheiros na estaca zero. O novo regulamento do WEC para os carros de corrida LMP1 deixa-lhes uma margem de manobra excepcionalmente grande, colocando, no entanto, tecnologias auspiciosas, como a hibridização, o downsizing dos motores e a construção de peso reduzido no centro dos acontecimentos. É dada mais importância a uma eficiência inteligente no consumo do que à potência bruta: só é competitivo quem é eficiente. A Porsche há muito que chama a isto “Porsche Intelligent Performance”.

 

O 919 Hybrid é carro de corrida mais complexo alguma vez construído pela Porsche. Beneficia do know-how adquirido pela Porsche com o superdesportivo 918 Spyder e com as versões hibridizadas do Panamera e Cayenne produzidas em série. Como laboratório de testes verdadeiramente único, sujeito às pressões de inovação e competitividade sem igual do desporto automóvel, o LMP1 é de extrema relevância para o desenvolvimento de futuros veículos desportivos.

 

A Porsche também dá continuidade ao empenho nas classes GT

 

Paralelamente ao projecto LMP1, a Porsche também enfrenta a feroz concorrência nas classes GTE das competições Le Mans e WEC, participando novamente com uma equipa GT oficial e dois 911 RSR de 470 CV. O sucessor do bem-sucedido 911 GT3 RSR, com o qual equipas privadas da Porsche ganharam, desde 2004, inúmeras vitórias e títulos em campeonatos de endurance internacionais, estreou-se nas corridas no ano passado com uma vitória dupla nas 24 Horas de Le Mans. O 911 RSR de tracção traseira baseia-se no 911 Carrera, modelo 991 – a sétima geração do icónico desportivo. Distingue-se pela construção de peso reduzido inteligente e uma dinâmica sofisticada. No sentido de o preparar para a nova temporada, os engenheiros da Porsche introduziram mais melhorias em vários aspectos.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube