Passeio no Nordeste Transmontano supera o mau tempo

Clássicos 04 Mar 2014

Passeio no Nordeste Transmontano supera o mau tempo

Chuva, frio e vento foram uma constante durante o fim de semana de Carnaval, mas não suficientemente desmotivadores para as duas dezenas de participantes que entenderam com as suas “preciosidades”, antigas ou desportivas, passar pelos concelhos de Bragança e Vimioso, estas festividades.

 

Com a recepção e entrega de documentação aos inscritos, logo à sua chegada no sábado, a primeira etapa foi a que levou a caravana desde o Hotel Estalagem Turismo em Cabeça Boa, até à vizinha freguesia de Gimonde, para almoço no Assares.

 

A segunda etapa, regresso à cidade para o cortejo automóvel, fez-se sem percalços e soube a pouco. Começavam a faltar os minutos para poder prolongar o percurso, pois estava prevista a saída do Cortejo dos Caretos e em local previamente garantido pela CMB, estacionaram-se as viaturas, para a pé os participantes se dirigirem até à Praça Cavaleiro de Ferreira, onde assistiriam ao cortejo, ao Torneio de Luta da Galhofa e Queima do Diabo. Infelizmente a chuva não permitiu que assim fosse e pelas 18h00, duas horas depois do inicialmente apontado,foi possível assistir a algum “chocalhar” dos caretos que ainda ali se encontravam, curta demonstração do que é a Luta da Galhofa e a tão desejada e esperada queima do diabo. Este interregno no programa foi preenchido com a deslocação até à Cidadela de Bragança, mesmo que frio e muito vento, continuassem a imperar.

 

Aproximava-se a terceira etapa e última, deste primeiro dia de passeio. O jantar e baile de carnaval ofereceu um ambiente  muito acolhedor e cozinha sem reparos, nota alta para todo o serviço, bem como para os músicos e bailarinas que nos acompanharam, fazendo com que rapidamente chegasse a hora de ir descansar.

Com saída pela EN217 e já na manhã de Domingo, fizemos a ligação entre Bragança e a vila de Izeda, iniciando assim a quarta e última etapa da proposta apresentada.

 

Com as condições meteorológicas a ajudarem muito pouco, foi no entanto possível apreciar a paisagem diversa que liga as duas localidades, com particular incidência para a Zona do Penacal e mais as suas extensas zonas de carvalhas. Pequena paragem e seguiu-se em direcção a Santulhão, Matela e Algoso, já no concelho de Vimioso. Visitou-se  o Castelo de Algoso e Santuário NªSrª da Visitação, este às portas da sede do concelho, trajecto pelas principais ruas da vila, desta feita “guiados” pelo vimiosense Paulo Lima, antecederam o almoço a ter lugar no Hotel Restaurante A Vileira. Estar nesta época do ano por estas bandas, impunha-se que “Butelo com Cascas” fizesse parte de uma das refeições, recaindo aí a escolha.

 

RSEVENTOS

Classificados
António J R da Silva
Visitante
António J R da Silva

AGRADECER À COMUNICAÇÃO SOCIAL, ESCRITA, FALADA E SÍTIOS DA INTERNET TODO O APOIO DADO ÀS ACÇÕES QUE NOS PROPOMOS REALIZAR.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube