Modernos • 06 Mar 2012
Modernos • 13 Fev 2014
Cerimónia de abertura da linha de montagem do novo Porsche Macan em Leipzig
Ministro da Economia alemão Sigmar Gabriel: “A nova fábrica da Porsche em Leipzig demonstra que a indústria tem futuro na Alemanha e na Europa.”
Quinhentos convidados de elevada notoriedade da política, indústria e da cultura estiveram esta 3ºfeira presentes na abertura oficial da fábrica da Porsche em Leipzig. A construção da fábrica da Porsche AG teve um investimento de 500 milhões de euros. Projectada para cumprir os critérios mais exigentes de protecção do meio ambiente, foi expandida para a produção do novo Porsche Macan, onde se inclui a montagem da carroçaria e uma secção de pintura ultra-moderna.
Durante a cerimónia de abertura, Matthias Müller, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, referiu: “O facto da Porsche ter investido meio milhão de euros na fábrica de Leipzig, para além dos 250 milhões de euros previstos inicialmente, permitiu-nos criar 1.500 novos postos de trabalho, o que torna muito claro: estamos totalmente convencidos das qualidades desta localização e que o Macan vai ser um sucesso de vendas”. A cerimónia de abertura incluiu uma actuação de músicos de Leipzig, de actores e de empregados da Porsche, que conduziram a audiência numa viagem pela história automóvel da Alemanha e da Saxónia.
No seu discurso, o Ministro da Economia da Alemanha Sigmar Gabriel enalteceu o significado da escolha desta localização, referindo: “A nova fábrica da Porsche em Leipzig mostra que a indústria tem futuro na Alemanha e na Europa. Isto é importante devido à indústria ser o suporte da nossa economia. Os veículos serão exportados de Leipzig para todo o mundo. A nossa indústria automóvel é líder global, em particular no segmento dos veículos de luxo. E tal deve permanecer assim. A chave para este sucesso é a inovação. Necessitamos de continuar a construir os modelos mais modernos, seguros e amigos do ambiente. A longo prazo, serão criados e salvaguardados postos de trabalho sustentáveis.”
A expansão da fábrica da Porsche é considerada como uma proeza de logística. Demorou apenas dois anos desde o início até estar terminada. Nas palavras de Matthias Müller, “neste momento, quero agradecer a todos os empregados e fornecedores que estiveram envolvidos na expansão da fábrica da Porsche em Leipzig. Os meus agradecimentos vão, também, para as autoridades da Saxónia e da cidade de Leipzig.”
Para Stanislaw Tillich, Ministro da Saxónia, Leipzig é o exemplo perfeito do que uma região deve ser com os factores de localização certos. Depois, pode tornar-se uma atracção para a indústria e fornecer empregos seguros: “A Porsche e a Saxónia – os dois fazem um par perfeito. Isto deve-se ao facto da Saxónia ser uma região de inventores e engenheiros e a Porsche ter ganho a reputação de possuir um elevado nível de capacidade de inovação. O último produto desta fantástica inovação é o Porsche Macan.”
Entre os convidados, estava o Presidente da Câmara de Leipzig, Burkhard Jung e representantes da Porsche AG, incluindo o Dr. Wolfgang Porsche, presidente do Conselho de Supervisão, Uwe Hueck, Presidente do Conselho do Grupo e todos os membros do Conselho Executivo da Volkswagen. A Volkswagen AG estava representada pelo Dr. Ferdinand Piëch K., Presidente do Conselho Fiscal e pelo Prof Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho de Administração.