Jochen Rindt: Campeão a título póstumo

Arquivos 25 Jan 2014

Jochen Rindt: Campeão a título póstumo

Karl Jochen Rindt foi um piloto austríaco que venceu postumamente o campeonato de Fórmula 1 de 1970. Jochen Rindt nasceu em Mainz, Alemanha, mas após a morte dos seus pais num bombardeamento durante a Segunda Guerra Mundial, foi viver com seus avós em Graz, na Áustria, onde cresceu e deu os primeiros passos no automobilismo.
 
Apesar do grande sucesso na Fórmula 2 (vencendo em 1964, por exemplo, o London Trophy), Rindt teve um início inglório na Fórmula Um, estreou-se pela Rob Walker Racing Team em 1964, no Grande Prémio da Áustria. Foi sua única corrida daquele ano. De 1965 a 1967, Rindt correu pela Cooper Car Company, conquistando 32 pontos em 29 corridas. Em 1968, Rindt pilotou um Brabham, mas sua temporada não teve resultados expressivos devido a problemas técnicos.
 

 
Finalmente, em 1969, Rindt foi para a Lotus onde obteve sucesso. Conquistou sua primeira vitória no Grande Prémio dos Estados Unidos, em Watkins Glen. Rindt terminou o ano com 22 pontos, alcançando o quarto lugar do campeonato. A temporada de 1970 começou com vitória no Mónaco. Pilotando o competitivo Lotus 72, Rindt venceu mais quatro Grandes Prémios naquele ano: (Holanda, França, Inglaterra e Alemanha).
 
Durante os treinos para o Grande Prémio da Itália, em Monza, Rindt sofreu um aparatoso acidente na curva Parabólica, devido a um problema nos travões. Foi transportado ao hospital, mas faleceu no caminho.
 
Rindt, que já havia vencido cinco corridas na temporada, não foi alcançado pelos seus adversários e foi declarado campeão do mundo postumamente. Essa conquista foi assegurada pelo seu companheiro de equipa, Emerson Fittipaldi, que ganhou a prova seguinte em Watkins Glen ( Grande Prémio dos Estados Unidos de 1970, impedindo que o belga Jacky Ickx, que corria pela Ferrari conseguisse mais pontos que Rindt.
 
O piloto faleceu em Milão aos 28 anos, a 5 de Setembro de 1970.


TAGS: Jochen Rindt


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment