Carlo Abarth: A história de um Escorpião

Arquivos 19 Jan 2014

Carlo Abarth: A história de um Escorpião

Um escorpião poderoso e venenoso: Nada mais apropriado para imagem de uma empresa de preparação de motores de competição. O austríaco Carlo Alberto Abarth, nascido Karl Abarth em Viena a 15 Novembro 1908, naturalizou-se italiano e foi um grande ícone na preparação de automóveis de competição, tendo revolucionado o mundo dos automóveis ao longo da sua vida.
 
Começou como piloto de motos obtendo grandes êxitos nos anos 20, e esteve sempre ligado às mais prestigiadas marcas e equipas, entre elas a Alfa Romeo e Lancia, sendo a sua ligação à Fiat a mais importante desde o início como pequena empresa. O escorpião, signo do zodíaco de Carlo é marca registada.
 
Esta empresa nasce das cinzas da Cisitalia, fundada por Piero Dusio, sendo fundada a 15 de Abril de 1949 por Carlo Abarth e Armando Scagliarini, e absorvida pela Fiat em 1971. A empresa Abarth, dedicada à competição, correu com veículos Cisitalia 1100 nas mãos de Taruffi, Macchieraldo, e do próprio Scagliarini. Posteriormente e paralelamente à actividade desportiva, inicia-se a fabricação de tubos de escape especiais. Entre 1949 e 1971 a empresa fabricou 3,5 milhões de escapes para 345 automóveis diferentes.
 
A outra actividade da marca foi a construção de automóveis com excelentes prestações desportivas, incorporando as melhores carroçarias da época como Zagato, Allemano, Vignale, Berone, etc. Os seus modelos baseados nas plataformas de Fiat 600 converteram-se no carro da moda numa época em que o automóvel “sport” eram sinónimo de motores de 12 cilindros e velocidades superiores a 200 Km/h.
 
Com os seus derivados do 600, Abarth chegou a surpreender o mundo sendo campeão do mundo vários anos consecutivos, e alcançando recordes absolutos e obtendo 1000 vitórias no Campeonato Europeu de Turismo.
 
Carlo Abarth faleceu a 24 Outubro 1979 aos 70 anos de idade.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube