Downton  Engineering: uma das melhores empresas de conversão de automóveis

Arquivos 17 Jan 2014

Downton Engineering: uma das melhores empresas de conversão de automóveis

Daniel Richmond montou um negócio chamado “Downton” na vila de que fez jus ao seu nome, especializando-se nas conversões de Minis com performances impressionantes. Tudo começou em torno do Mini Cooper de 100cv submetido a testes pelos diversos departamentos da empresa. O Mini Cooper da Downton incorporou todas as modificações normais do Cooper e aumentou a cilindrada para 1088cc.
 
Com esta potência extra ia dos 0 aos 100 km/h em 8 segundos e atingia velocidades superiores a 174 km/h, um desempenho fantástico mesmo nos dias de hoje. O jornalista Ronald Barker da AUTOCAR falou com Alec Issigonis e falou-lhe sobre o carro. Issigonis pediu para ver o Cooper e guiou-o até Longbridge onde como criador o testou. Issigonis ficou impressionado e pediu a Daniel Richmond que ficasse a colaborar com ele como consultor da BMC.
 

 
Os primeiros resultados do relacionamento de Daniel Richmond com a BMC foram a versão de alto desempenho ADO16 do saloon, o MGo 1100. Como o Cooper 997cc Mini, o MG 1100 tinha motor de 55 cv, a diferença é que o MG 1100 tinha a árvore de cames padrão (12G726) dos seus primos Austin e Morris. A potência extra foi conseguida com um novo desenho da cabeça de cilindro, do 12G206.
 
O Mini Cooper original tinha vendido bem e era novamente um carro de sucesso em competição na categoria de 1 litro.
 
A Dowton ficou ligada desta forma à História do Automobilismo, sendo ainda hoje lembrada como uma das melhores empresas de conversão de automóveis de sempre.


TAGS: Downton Engineering


PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment