Competição • 07 Abr 2015
Competição • 27 Nov 2013
75 equipas alinharam nas 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo
O Clube Português de Automóveis Antigos levou com sucesso para a estrada a 18ª edição das 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo, uma prova de regularidade histórica que se realizou entre os dias 22 e 24 de Novembro e contou com a participação de 75 equipas, vindas dos mais diversos pontos do país.
Se os MG estiveram em franca maioria, sendo que o maior número deles veio da região do Porto, houve a destacar igualmente a participação dos madeirenses Urbino e Vanessa Rebelo que levaram um Bentley MK VI de 1952 até às planícies alentejanas. Entre os automóveis mais antigos, destaque para o Chevrolet Internacional do ano de 1929 de Vasco e Carla Delgado.
O programa teve início ainda na 6ª feira com a recepção de todos no Beja Parque Hotel, onde a organização recebeu os convidados com um champanhe, oferta da Raposeira, um dos patrocinadores do evento. Seguiu-se no programa o jantar na Quinta do Careto, onde Luís Brito – o organizador das 48 Horas do Alentejo – desejou as maiores felicitações para o fim-de-semana que teria início no dia seguinte.
Prova na estrada
Foi no sábado, dia 23 de Novembro que as 75 equipas se reuniram ainda antes das 9.30 da manhã no Parque de Feiras e Exposições de Beja para acertarem os seus cronómetros e cumprirem a 1ª etapa das 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo. A neutralização em Serpa serviu para os participantes conhecerem o Museu do Relógio, enquanto os automóveis ficaram expostos no Largo dos Condes de Ficalho. Seguiu-se passagem por Pias, onde teve lugar a primeira regularidade desta prova. Em Moura, nova neutralização em frente à Câmara Municipal para depois os participantes rumarem até a Amieira, mais especificamente à Marina, onde se realizou o almoço com vista para o Alqueva.
Da parte da tarde disputou- se a 2ª Etapa com uma extensão total de 57 kms que ligou Portel a Beja. Com o objectivo de mostrar o parque automóvel à população, a prova complementar disputada em Portel foi bastante interessante de seguir por todos. Ainda antes da passagem pela Vidigueira, mais uma regularidade, para depois o percurso continuar por S. Matias e Beja. O dia encerrou com o jantar de convívio na Pousada de S. Francisco em Beja – foi o culminar de um excelente dia passado não só na estrada, mas também em convívio.
Domingo bastante animado
O derradeiro dia de prova, no qual se disputou a 3ª etapa com uma extensão total de 96 kms, teve início uma vez mais no Parque de Feiras e Exposições de Beja. A passagem por Beringel, Trigaches e Peroguarda antecederam mais uma prova a contar para a classificação final. O destino seguinte foi a Barragem de Odivelas, onde foi montado um controle de passagem, para de seguida os participantes passarem por Alvito, onde se realizou uma breve neutralização. A partir de então foi só rumar a Évora, deixando para trás Viana do Alentejo e Aguiar. O final, junto ao Templo de Diana recebeu as atenções dos turistas ali presentes.
Os vencedores
Em termos de resultados finais, vitória na Categoria C para a equipa do Chevrolet Internacional de 1929, composta por Vasco e Carla Delgado. Na Categoria D, foi a dupla António Valente Viegas/ Maria Bernardete Viegas em Citroen 11BL a levarem a melhor entre os carros da década de 30.
Fernando Almeida, acompanhado por Maria José Carrapatoso em MG A venceram a Categoria E, para na Categoria F ter sido o domínio do Porsche 911 T 2.2 de Jorge e Teresa Mendes Dias a ser evidente ao longo dos dois dias de prova. Por fim, a Categoria G foi ganha por António e Marco Guerreiro num Toyota Celica de 1974.
Menções especiais
A organização atribuiu algumas menções especiais. O conjunto feminino foi ganho por Elidia Pereira/ Maria do Carmo Caracol num Ford Escort 1300 GT-HC, um automóvel que esteve ao serviço da empresa do marido de Elidia e que depois foi recuperado.
A empresa Robalo & Macedo, que voltou a patrocinar este evento, nomeou igualmente os melhores MG presentes na prova alentejana. Assim sendo, o terceiro posto foi para António Bartolo/ Isabel Carneiro em MGA. Na segunda posição, ficou a dupla de outro MGA, da equipa Alfredo e Raul Pereira da Costa. O vencedor do troféu foi Fernando Almeida/ Maria José Carrapatoso em MG A.
O melhor representante do Maia MG Clube foi Luís Moreira/ Maria da Conceição Moreira em MGB. De forma a incentivar a participação de uma nova geração de participantes, a organização distinguiu também Guilherme Coutinho, navegador de José Santos Fernandes num Jaguar XK 150 de 1960, como o mais novo elemento de participantes desta 18a edição das 48 Horas Automóveis Antigos Alentejo.
Imagens: Classic Press Center
Nada admirado pelo belo passeio ,ao qual não fui com o meu joaninha por uma questão de saude.confirma as belas orgnizaçoes mais um vez do sr LUIZ DE BRITO