Clássicos • 29 Mar 2015
Clássicos • 13 Out 2013
Clube de Restauro da Nissan recupera lendário Datsun 240Z do Rali Safari
Poucos automóveis verdadeiramente desportivos na história podem afirmar serem, não apenas campeões de provas de circuito, mas também lendas nos ralis. Um desses automóveis é o Fairlady Z, que serviu como base para a famosa máquina de competição de ralis, o Z Rally Safari. No Nissan 360, que decorreu na Califórnia, foi que o Clube de Restauro da Nissan decidiu recuperar o Z do Rali Safari para que voltasse às suas condições de corrida originais.
Desde a sua criação, em 2006, o Clube de Restauro da Nissan “ganhou o hábito” de ressuscitar automóveis Nissan com uma herança notável nos desportos motorizados. O Clube de Restauro da Nissan é constituído por um pequeno grupo de voluntários do departamento de P&D da companhia que partilham a paixão de ver os automóveis históricos de competição da Nissan novamente em funcionamento, e não apenas apresentados como peças estáticas em exposições.
Uma vantagem adicional para os membros, que já são 60, é a formação que recebem ao estudar a tecnologia mais avançada que existia naquela época à disposição do mundo da competição. Os projectos anteriores do clube incluem o restauro de oito veículos, dos quais se destacam o também lendário automóvel de competição Skyline de 1964, os Datsun 210 “Fuji” e “Sakura” que venceram o Mobilgas Trial de 1958 na Austrália e o veículo eléctrico Tama de 1947, o primeiro VE da história da Nissan. Este ano, o Clube de Restauro da Nissan focou a sua atenção numa variante especial do Fairlady Z (Datsun 240Z), de seu nome Z Safari Rally.
O Z Safari Rally venceu dois campeonatos do East African Safari Rally em 1971 e 1973. Surgido como herdeiro do lendário Bluebird (Datsun 510) de ralis que colocou a Nissan no mapa mundial da modalidade, o Z Safari Rally teve uma carreira tão curta quanto meteórica, coroada pelo 1.º e 2.º lugar na prova de 1971.
A unidade que vai ser restaurada é a vencedora do 19.º Safari Rally em 1971, conduzido por Edgar Hermann e Hans Schuller. O Z Safari Rally tem uma carroçaria de coupé fastback fechada e um motor de seis cilindros em linha com árvore de cames à cabeça (nome de código L24) e uma cilindrada de 2.393 cc, capaz de debitar 215cv.
O automóvel de competição faz parte da Colecção Nissan Heritage, em exposição no museu da marca no Japão.
A finalização do restauro do Z Safari Rally está agendada para Dezembro de 2013.
3
Deixe um comentário
Bom dia! Onde posso arranjar material (coluna plástica do volante) para Datsun 1600 Especial, de 1972?
Bem Haja.
Onde posso arranjar material para datsun 1200.
Zona centro.
Obrigado.
Boas aonde posso arranjar material para datsun 1000?