Museu do Caramulo comemora 60 anos sobre a sua fundação

Clássicos 24 Set 2013

Museu do Caramulo comemora 60 anos sobre a sua fundação

O Museu do Caramulo comemora 60 anos sobre a sua inauguração em 1953, nas instalações provisórias no Caramulo, pela mão do seu fundador Abel de Lacerda.
 
Para assinalar os 60 anos, o Museu do Caramulo levou e continua a levar a cabo várias acções ao longo de 2013, nomeadamente as exposições temporárias de arte contemporânea, a primeira intitulada “Retratos Incógnitos”, do artista Eurico Lino do Vale, e actualmente a exposição “Rush”, do artista João Louro, com edição de catálogo em ambos os casos.
 
2013 é também o ano de lançamento do primeiro concurso de fotografia do Museu do Caramulo, em parceria com a empresa Estradas de Portugal sob o título “Estradas de Portugal – Um outro olhar”. Este concurso, aberto a todos os apaixonados pela fotografia, culminará com uma exposição temporária das melhores obras, a inaugurar no dia 23 de Novembro.

 
Outra das acções comemorativas, também ligada à fotografia, e realizada em parceria com a FNAC, é uma exposição fotográfica sobre os 60 anos da instituição, que decorre actualmente na loja de Viseu. Está ainda em curso a realização da semana “60 Anos do Museu do Caramulo”, mais uma vez na FNAC de Viseu, na qual está presente uma moto antiga da colecção do Museu do Caramulo, havendo espaço para o destaque das publicações e história do museu.
 
No mesmo âmbito, o Museu do Caramulo vai ainda apresentar um site renovado, de forma a marcar o seu aniversário, site este que será realizado pela Havas Worldwide. Para além disso, foi também criado, no início de 2013, um logotipo comemorativo e que tem vindo a ser usado em todas as comunicações do museu, mantendo-se até ao final deste ano.
 
Sobre o Museu do Caramulo
 
Do sonho e da vontade de Abel de Lacerda em transformar o Caramulo em pólo de atracção dedicado ao turismo, cultura e saber, deixando para trás o estigma da sua vivência enquanto sanatório, nasce o Museu do Caramulo, primeiramente designado por Museu de Arte Antiga e Moderna, inaugurado a 27 de Setembro de 1953 sob o lema da palavra generosidade.
 
Todos os coleccionadores, artistas e amigos doam as suas peças de arte sem nada receber em troca, apenas a inscrição do seu nome junto da peça doada.
 
A morte inesperada de Abel de Lacerda, em 1957, fez evidenciar o nome de outra personalidade que ficou com os destinos do Museu do Caramulo nas mãos: João de Lacerda, médico, irmão do fundador do museu e responsável pelo aparecimento da colecção de automóveis no seu acervo.
 
Certo dia, em 1955, encontra um Ford T em estado de quase sucata. Pára e compra-o. Estava iniciada a melhor colecção de automóveis antigos que alguma vez se constituiu em Portugal, colecção esta que revela um profundo conhecimento da história do automóvel e da sua evolução, além de rigorosos critérios na aquisição e restauro dos diferentes veículos, respeitando as suas características de origem.
 
As colecções do Museu do Caramulo
 
No seu interior, o Museu do Caramulo apresenta a sua colecção de Arte, com mais de 500 peças, que vão desde o Antigo Egipto até Pablo Picasso e Salvador Dali, passando assim pelas várias vertentes da arte como sejam os têxteis, tapeçarias, pratas, escultura, cerâmica, pintura, mobiliário, vidros, joalharia, arqueologia até à arte contemporânea.
 
O museu apresenta ainda aos seus visitantes a maior colecção de automóveis, motociclos e velocípedes em exposição em Portugal, cobrindo 150 anos de história da engenharia. Esta colecção apresenta uma enorme variedade de veículos, que vão desde um Peugeot de 1899 até a um Ginetta-Zytech de 2009, todos em perfeitas condições de funcionamento.
 
Por fim, o museu mantém em permanência uma exposição de miniaturas e brinquedos antigos com mais de 3.000 peças, mostrando várias épocas de brinquedos ao longo de mais de um século.



PARTILHAR:

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Abel L Pires de Almeida Recent comment authors
Abel L Pires de Almeida
Visitante
Abel L Pires de Almeida

O Museu do Caramulo é sem dúvida,das melhores e maiores instituições da região centro do País, e na minha opinião, até mesmo um dos mais importantes Museus de Portugal. A obra iniciada pelos saudosos irmãos Drs. Abel de Lacerda e João de Lacerda, merece o destaque nacional e internacional que tem tido! Já visitei mais de uma dezena de vezes o Museu do Caramulo, e de cada vez parece sempre a primeira!! A minha filha quando tinha dois anos de idade foi com os pais ao Museu e ficou encantada com tantos “carrinhos”, e desde então refere-se à Serra do… Read more »