Bentley 4½-Litre Open Tourer de 1929 em destaque no leilão da RM Auctions em Londres

Mercado 02 Set 2013

Bentley 4½-Litre Open Tourer de 1929 em destaque no leilão da RM Auctions em Londres

Aproxima-se mais um leilão anual da RM Auctions em Battersea, onde para além da “Ultimate Mercedes-Benz Collection” no dia 8, o dia 9 reserva também grandes lotes para este prestigiado evento organizado em parceria com o “St. Jame’s Concours of Elegance”.
 
O segundo e último e dia, terá em destaque o Lotus Esprit submersível de “007-Agente Irresistível”, a colecção de Irvine Laidlaw, com lendários automóveis desportivos como um Jaguar D-Type ex-Ecurie Ecosse, e ainda um Bentley 4½-Litre Open Tourer de 1929.
 
Designado de “Bentley Derby”, este modelo sucessor do 3-Litre, produzido pela Rolls-Royce após a compra da empresa em liquidação, trouxe um avanço significativo a nível de potência e velocidade, tendo um destes 665 automóveis vencido em 1928 as 24 Horas de Le Mans.
 
Este Open Tourer de 1929 em leilão teve como primeiro proprietário Gordon Sutherland, filho do magnata Sir Arthur Sutherland, e mais tarde co-proprietário da Aston Martin Company, que o recebeu como prenda de aniversário e o deteve até 1931.
 
Posteriormente, o automóvel trocou de mãos diversas vezes destacando-se dois períodos mais longos, sendo que entre 1942 e 1977 esteve na posse de Tom Ryland, vice- presidente da Federação de Clubes Automóveis Britânicos.
 
Este automóvel icónico ocupa incontestavelmente um lugar importante no automobilismo, sendo um exemplo particular muito bem documentado, estando incluído neste lote um ficheiro com a história e dados dos antigos proprietários, bem como registos de manutenção da Bentley.
 
Texto: Inês Santos Ferreira

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube