Miguel Correia: Austin Mini Cooper S (1967-68)

Arquivos 20 Jul 2013

Miguel Correia: Austin Mini Cooper S (1967-68)

A partir de Maio de 1967, Miguel Correia utilizou e durante 2 épocas o Austin Cooper S (# MO-65-45) um carro que adquiriu na J.J. Gonçalves (Porto) a Fernando Baptista.

 
Com este carro, que foi preparado em Grupo 2, fez dezenas de provas nas temporadas de 1967 e 1968, incluindo provas nacionais, como o Rallye das Camélias ou o Rali TAP, várias incursões em provas galegas vizinhas, como o Rally de S. Telmo, Rally de Tuy, Rally de Invierno a Rampa de Stº Antoniño ou o Rally Rias Bajas e também provas regionais nortenhas como o Rali da Lampreia e os (na altura) famosos Critérios de Perícia na Pista de S. Caetano (Vila Nova de Gaia).
 
Foi também com este Mini que Miguel Correia compareceu aos dois primeiros Ralis TAP (67 e 68), tendo no primeiro ano sido um dos 11 concorrentes que terminaram a prova … mas sendo depois desclassificado (juntamente com mais 2 concorrentes) por excesso de penalização…
 

Entre os resultados mais interessantes de Miguel Correia (sempre acompanhado do mesmo navegador o seu cunhado Francisco Teixeira) em Austin Cooper S, salientem-se vários lugares de pódio em provas de perícia/velocidade em S. Caetano, um 3º lugar no Rali de Stº Antoniño (68), 5º no Rali de S. Telmo (68), 6º no Rali das Barragens (68) – prova do Nacional ganha por Carpinteiro Albino em Renault – ou o 9º lugar em Vila Real (67), prova ganha por António Peixinho.
 
Registe-se também a vitória no Circuito dos Balaídos, prova incluída no Rally a las Rias Bajas e disputado em Agosto de 1967. Seria no final o 14º da geral nesta prova ganha por Bernard Tramont em Alpine Renault.
 
O Cooper S “MO-65-45” seria posteriormente vendido ao piloto portuense Rui Souto, que com ele conseguiu o Troféu de Montanha (Grupo 2) na temporada de 1971 e actualmente está no Porto e à venda, esperando um restauro final.
 
Texto: José Mota Freitas
Imagens: Miguel Correia
 



PARTILHAR:

3
Deixe um comentário

Please Login to comment
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Costa LimatiagoMario Oliveira Recent comment authors
Costa Lima
Visitante
Costa Lima

Este cooper s foi hoje vendido e vai entrar no próximo Outono num minucioso restauro

Mario Oliveira
Visitante
Mario Oliveira

Digníssimo proprietário deste Cooper S.
Sou um apaixonado destas diabólicas máquinas.
Tive 2 que infelizmente nem sinais por muitas pesquisas que que fiz. Eram o SN-44-49 e o SO-25-11, muito saudosos.
Meu Caro vi que tem o seu S à venda para restauro e gostaria de saber o estado e o custo? A matricula é curiosa pois tem as minhas iniciais
MO (Mário Oliveira)
Atento e curioso de uma resposta.

Atentamente

Mário Oliveira

tiago
Visitante
tiago

Boa noite, contacte-me para 917633382 e conversamos acerca do carro.

Cumprimentos