Algarve Classic Cars, a festa do automobilismo de colecção

Eventos 15 Jul 2013

Algarve Classic Cars, a festa do automobilismo de colecção

Terminou este domingo a edição comemorativa dos 20 anos do Algarve Classic Cars, uma prova de regularidade histórica que juntou cerca de 130 veículos automóveis construídos entre os anos de 1928 (um Ford A) e 1983, um Mercedes-­‐Benz 300 SD TD e ainda um Nissan Cherry Turbo.

Com uma componente social bastante forte, esta prova foi organizada pelo Clube Português de Automóveis Antigos, sob a orientação de Luís Filipe Brito.

Quanto ao figurino do Algarve Classic Cars, houve duas vertentes distintas. Uma incluiu o percurso turístico, onde os participantes não tinham de executar as provas de regularidade, fazendo apenas os circuitos de maneabilidade. Para estes uma classificação especial separada por categorias, consoante a época de cada viatura.

Já no percurso desportivo, os participantes tiveram que executar 16 provas especiais de classificação, por entre provas de verificação de média e de regularidade, tendo sempre o cronómetro como aliado.

O programa abriu logo ao final da 6af passada com a realização do Circuito “Casino de Vilamoura”, onde se registou uma grande afluência do público que assistiu ao evoluir dos participantes. Estes tinham que efetuar o percurso num tempo mínimo de 30 segundos e um máximo de 120, o que se revelou uma tarefa bastante complicada para alguns.

No entanto, foi no dia seguinte que a prova teve o seu início na estrada com a realização da Etapa Viborel, com uma extensão de 105 kms , tendo como destino o Epic Sana, em Albufeira. Pelo meio, passagens por Loulé, Poço Novo, Sta. Catarina da Fte. do Bispo e ainda a realização da Rampa Cerro de S. Miguel.

Da parte da tarde, disputou-­se a Etapa Barclays Bank com cerca de 43 kms com passagens por localidades menos conhecidas do Algarve e que incluía o já famoso Circuito e Armação de Pêra.

Domingo, foi a vez dos concorrentes disputarem a Etapa Conrad Algarve, com passagem por Vale do Lobo e pelo Circuito Karting de Almancil, o que permitiu momentos únicos, quer para os participantes, como os espetadores presentes naquele complexo motorizado.

O almoço da entrega de prémios realizou-­se no Conrad Hotel.
Quanto a vencedores à geral na Categoria Desportivos, a dupla Pedro Jerónimo/ Carlos Hipólito em Porsche 356B não deu qualquer hipótese à concorrência, tendo o piloto revelado no final da prova que “houve alguns nervos na parte da tarde de sábado porque em determinada altura não havia tempo para chegar ao ponto x e tenho que confessar que fiz algumas asneiras para lá chegar 30 segundos antes da hora. Penso que ultrapassei sete ou oito concorrentes.” Quanto ao balanço da prova, Pedro Jerónimo adiantou que “o Algarve Classic Cars é uma prova muito bem organizada e certamente irei regressar”.

No que se refere aos vencedores da Categoria Turística esta é conhecida por classes conforme os anos de cada carro.

Texto: Tiago Carvalho Alves

Imagens: www.classicpresscenter.com

 

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube