Metosul: Os pesos pesados

Automobilia 06 Jul 2013

Metosul: Os pesos pesados

Apesar da Metosul ter tido oportunidade de alargar o leque de viaturas pesadas, limitou-se a um tipo de camião pesado e a um modelo de transporte público.
 
Para viatura comercial pesada foi escolhido o modelo 1113 da Mercedes-Benz. Muito popular na época em Portugal durante a década de 60 e 70 em parte devido à sua intensa utilização durante a guerra colonial mas também por ser no continente o modelo de preferência de muitas companhias de transportes de cargas.
 
A miniatura, camião Mercedes-Benz da Metosul é uma peça muito mais elaborada que os automóveis. Possui um chassi bastante detalhado vendo-se o carter, os depósitos de gasolina e ar comprimido assim como o veio de transmissão, diferencial e escape. É possível a abertura do seu capot do qual se visualiza o motor feito em plástico Tem suspensão e duplo rodado no eixo traseiro.
 
Esta miniatura apareceu basicamente em três tipos: Caixa aberta, caixa fechada e auto-tanque. Sabe-se da existência de um coleccionador em Vila Nova de Gaia, que possui um protótipo de um modelo de transporte de bilhas de gás.
 
Os auto-tanques são os modelos mais originais, pois os outros dois tipos de carroçarias já tinham sido produzidos na Suécia pela empresa Vilmer que quando cessou a produção passou a firma “Chico” brasileira a fabricar e comercializar esta miniatura na América do Sul.
 
A publicidade aplicada nas miniaturas foi a mais variada possível: Sacor, Sonap, Galp, EGT (Empresa Geral de Transportes), J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas), CTT Correios, Mabor, E.P. (Exército Português), Bombeiros… E mais algumas raridades que os coleccionadores procuram incessantemente.
 
O modelo produzido pela Metosul e que a nível de vendas terá tido dentro do catálogo maior saída foi sem dúvida o autocarro de dois pisos Leyland Atlantean. Baseado na miniatura da Dinky Toys Inglesa, foi só trocar a posição do condutor e da porta de acesso da esquerda para a direita para termos a nossa versão Portuguesa, semelhante às versões que circulavam nas principais cidades do nosso país assim como no percurso para a praia da Costa da Caparica.
 
Inicialmente esta miniatura apareceu sem respiradores no tejadilho, e com um pequeno rectângulo no vértice das janelas frontais do piso superior. O rodado era simples no eixo traseiro (posteriormente passou a duplo). A parte traseira tinha algumas diferenças em relação ao modelo da Dinky Toys, sendo de notar no modelo da Metosul a ausência do emblema Leyland a alteração da posição das ópticas e da colocação de uma placa de limite de velocidade de 70 Km hora.
 
Este modelo apareceu numa dezena de combinações de cores e tons diferentes assim como em termos de publicidade lateral surgiu com anúncios da Fina (óleos), Gazcidla e com os emblemas das respectivas empresas transportadoras: STCP (Porto), Carris (Lisboa), SMC (Coimbra), Transul (Almada). Houve também “promocionais” originais, como o do Laboratório Paracélsia. Uma fórmula original de relembrar à classe médica os seus medicamentos.
 
As miniaturas Metosul, que desapareceram em 1989, têm vindo a ter uma procura crescente em Portugal e no estrangeiro. Todavia, as melhores colecções com autênticas preciosidades e raridades (como comprovam as fotos), encontram-se em Portugal. Isto fruto de uma paixão, que leva alguns coleccionadores nacionais a virarem os quatro cantos do mundo à procura destes “prazeres menores”, fabricados em Portugal.
 
Modelos Metosul produzidos:
1 – Renault Floride
2 – Citroën DS 19
3 – Alfa Romeo Giulietta Desc.
4 – VW Carocha
5 – VW Carocha Policia
6 – VW Carocha GNR BT
7 – VW Carocha GNR
8 – Morris Mini Cooper
9 – Mercedes-Benz 200
10 – Mercedes-Benz Taxi
11 – Volvo P1800
12 – Rolls Royce 1907
13 – Mercedes-Benz Taxi “Aluguer”
14 – Renault R16
15 – Renault R16 Taxi
16 – Renault 16 “Aluguer”
17 – Volvo P1800 Police
18 – Volvo P1800 GNR
19 – Caravana
20 – Citroën DS 19 Taxi
21 – Citroën DS 19 “Aluguer”
22 – Citroën DS 19 Police
23 – Autocarro Leyland Carris
24 – Peugeot 204
25 – Mercedes-Benz Policia
26 – Camião Mercedes-Benz 1113
27 – Mercedes-Benz 200 Militar
28 – Camião Cisterna Mercedes-Benz SACOR
29 – Camião Cisterna Mercedes-Benz SONAP
30 – Mercedes-Benz 200 Polizei
31 – Peugeot 204 Taxi
32 – Peugeot 204 Taxi “Aluguer”
33 – Autocarro Leyland STCP
34 – Autocarro Leyland SMC
35 – Autocarro Leyland
36 – Autocarro Leyland Carris (Gazcidla)
37 – Mercedes-Benz 1113 EGT
38 – Mercedes-Benz 1113 E.P.
39 – Mercedes-Benz 1113 GNR
40 – Mercedes-Benz 1113 Policia
41 – Mercedes-Benz 1113 JAE
42 – VW Transporter 1/66
43 – Citroën DS 19 com Caravana
 
Texto: Álvaro Silva
Agradecimento especial a José Andrade
Imagens: Museu do Caramulo e Vectis Auctions
 



PARTILHAR:

4
Deixe um comentário

Please Login to comment
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Paulo CanaveiraAntonio VenturaMário NevesJosé Maria Allão Recent comment authors
Paulo Canaveira
Membro
Paulo Canaveira

Gostava de adquirir o 34 – Autocarro Leyland SMC

Antonio Ventura
Visitante
Antonio Ventura

eu gostava de adquirir o STC

Mário Neves
Visitante
Mário Neves

A saudade é muita. Adorava poder obter uma destas miniaturas de autocarros leyland de 2 pisos, senão for pedir muito dos STCP.

José Maria Allão
Visitante
José Maria Allão

Que saudades eu tenho destas miniaturas. E ainda por cima contribui para a realização fabril de alguns modelos, nomeadamente das suas embalagens em cartolina.