Eventos • 07 Mai 2013

Eventos • 15 Jun 2013
Circuito da Boavista com programa completo
A edição 2013 do Circuito da Boavista vai levar ainda mais emoção ao histórico traçado portuense, um dos poucos circuitos urbanos ainda existentes na Europa. Tal como em anos anteriores os automóveis mais míticos do passado e do presente vão animar a cidade durante dois fins-de-semana. Entre 21 e 23 de Junho terá lugar o Grande Prémio Histórico do Porto e de 28 a 30 do mesmo mês vai decorrer a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo.
O primeiro fim-de-semana é marcado pela nostalgia do automobilismo das décadas de 20 a 80 do século passado. Pelo Circuito da Boavista vão passar os monolugares da Fórmula Ford, os carros sport mais antigos ou os potentes protótipos e GT que fizeram história nas 24 Horas de Le Mans durante toda a década de 70.
Um dos momentos mais aguardados será certamente o Trophée Legende, prova que reúne os carros mais carismáticos do período pré-guerra, como o Bugatti 37. São automóveis míticos, com valores acima de um milhão de euros e que prometem atrair todas as atenções. O programa incluirá ainda uma prova da Taça Nacional de Clássicos.
Outras velocidades no segundo fim-de-semana
No segundo fim-de-semana, as velocidades e os tempos são outros, tendo o WTCC como protagonista de um cartaz que inclui ainda algumas das competições nacionais mais recentes.
O Porto recebe o Campeonato de Portugal de GT/Supercars International Series, que reúne os melhores carros de Grande Turismo que competem no nosso país, o Single Seater Series, que recria as corridas de monolugares em solo nacional ou o Super Seven by KIA.
No programa deste segundo fim-de-semana de corridas no Circuito da Boavista competirão os pequenos 500 do recém-criado Troféu Abarth Portugal. A completar o cardápio temos o aliciante Campeonato de Portugal de Clássicos.
A ligação do Circuito do Boavista ao S. João é este ano reforçada pelas datas escolhidas, ou seja, nos dois fins-de -semana imediatamente antes e depois da festa mais importante da cidade, prolongando assim o espírito festivo que se vive no Porto durante estes dias. O Circuito da Boavista, pela sua visibilidade internacional e interesse que desperta nos adeptos do automobilismo de todo o mundo, tem atraído ao Porto muitos visitantes nacionais e estrangeiros, promovendo assim o potencial turístico de uma cidade cada vez mais procurada.
As provas serão as seguintes:
Sixties Endurance – competição criada por Patrick Peter há quatro anos, reúne carros da década de 1960.
Porsche Flat 4 – competição fechada aos carros da marca que utilizam os motores de quatro cilindros boxer construídos até 1965. Inclui modelos como o 356, o 550 RS e o 912 RSK.
Classic Endurance Racing – destinada a protótipos e GT que competiram nas 24 Horas de Le Mans nas décadas de 1970 e 1980, como o Ford GT40, Chevron B19, March 74s ou Lola T228.
Formula Ford Historic – divide-se em duas categorias; Troféu Yacco (Classes A e C) e Challenge Rounet (classe B), consoante a cilindrada e a idade dos automóveis.
Historic Endurance – prova criada para substituir a antiga Iberian Gentleman Drivers, mantendo a mesma essência de reunir pilotos portugueses e espanhóis em corridas com carros de grande turismo clássicos.
WTCC (World Touring Car Championship) – traz a Portugal a mais importante competição de carros de turismo do Mundo, colocando frente a frente os Honda Civic, Chevrolet Cruze, BMW 320 TC, SEAT Leon e Lada Granta.
Supercars International Series – Campeonato de Portugal de GT faz regressar ao Porto os melhores bólides de Grande Turismo das classes GT3 e GT4 existentes no nosso país, com destaque para os Audi R8 LMS, Mercedes SLS AMG, Porsche 997 e 911 ou Ferrari 360.
Campeonato de Portugal de Protótipos – leva ao Circuito da Boavista carros construídos em fibra de carbono, cujo peso fica abaixo dos 600 kg.
Single Seater Series – competição destinada a monolugares de Fórmula Ford e V com motores até 2000 cc, onde predominam os chassis Van Diemen e Mygale e os motores Zetec e Kent.
Super Seven by Kia – os Caterham não são monolugares, mas são máquinas muito rápidas com formas do final da década de 1950 mas bastante atuais. O potente motor Rover K 1600 e o chassis Dion contribuem para a incrível relação peso/potência.
Desafio Único – é a competição de apoio ao WTCC mais antiga no programa do Circuito da Boavista. A iniciativa da FEUP conta agora com corridas conjuntas dos Fiat Uno, Punto e Alfa Romeu 156.
Imagens: Circuito da Boavista
Deixe um comentário