Luso-Toys: Miniaturas Made in Portugal

Automobilia 14 Jun 2013

Luso-Toys: Miniaturas Made in Portugal

Pouco se tem falado destas miniaturas Portuguesas. Todavia, sem a sua existência, provavelmente não teriam existido outras marcas como a Vitesse e Onyx que se tornariam líderes mundiais no fabrico de miniaturas à escala 1/43.
 
Estávamos em período pós-revolucionário (meados de 1976), quando uma equipa liderada por dois homens do Norte, arregaçaram as mangas e decidiram avançar com o fabrico em série de miniaturas à escala 1/43. A conjuntura internacional no mercado dos brinquedos era de grande convulsão e colapso.
 
Os gigantes Ingleses como a Dinky e a Corgi Toys afundavam-se a olhos vistos, face a uma sucessão de erros estratégicos. Porém, nada demoveu estes Portugueses de avançarem com o seu projecto, tendo para tal se instalado na Maia.
 
A Luso-Toys avançou com a criação de modelos em plástico, passando de seguida para os modelos em metal zamac (uma mistura de zinco, alumínio, magnésio e cobre). Os modelos eram vendidos na forma de kit por montar, ou apareciam já montados, numas caixas por vezes mal dimensionadas o que fazia com que as miniaturas “dançassem” dentro delas.
 
Inicialmente os modelos apresentados, foram os Lolas de competição que incluíam uma equipa nacional, patrocinada pelo Banco Intercontinental Português (BIP), imagem de marca que ficou intimamente ligada ao arranque do Autódromo do Estoril.
 
Na vertente de Rallyes é de salientar a miniatura em metal do Opel Kadett GTE, da dupla Mequêpê/João Baptista que atingiu um excelente terceiro lugar, no Rally Vinho do Porto em 1977. Na velocidade temos a miniatura de um Porsche 935, preparado pela Garagem Aurora do Porto, Garagem essa que sofreu um violento incêndio em 1981, tendo lá ardido o Porsche Aurora de Rufino Fontes.
 
Esta é uma pequena amostra dos modelos mais originais que a Luso-Toys fabricou que hoje são referências para coleccionadores em todo o mundo. Nenhum coleccionador estrangeiro de miniaturas Citroën, dispensa uma carrinha GS ambulância ou um coleccionador de Fords abdica dos seus Escortes e Capris MK II da Luso-Toys, assim como os Clubes Opel da Alemanha e Holanda procuram incessantemente o GT/E.
 
Do início da década até meados dos anos oitenta, data do seu encerramento, a Luso-Toys ainda fabricou alguns modelos interessantes mas que eram em tudo semelhantes a outros modelos concorrentes. Basta lembrar os modelos Opel Corsa e Rekord do fabricante alemão Gama, que praticamente só se distinguiam dos Luso-Toys pelas caixas.
 
Texto: Álvaro Silva
Imagens: Vectis Auctions
 

Classificados

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fernando Martinez Recent comment authors
Fernando Martinez
Visitante
Fernando Martinez

Penso não estar enganado,fui o primeiro moldista a fabricar estas miniaturas para a luso toys e mais tarde para a cinerios. Ainda tenho alguns modelos.Outros tempos que recordo com alguma saudade, já lá vão quase 40 anos.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube