Porsche celebra os 50 anos do 911 com uma edição exclusiva e limitada

Modernos 13 Jun 2013

Porsche celebra os 50 anos do 911 com uma edição exclusiva e limitada

O Porsche 911 dissolve aparentes contradições como nenhum outro veículo desportivo – por exemplo entre a tradição e inovação e claro, entre performance e eficiência. Por isso, a Porsche celebra os 50 anos do 911 no Salão Internacional Automóvel (IAA) de Frankfurt com uma edição especial de aniversário com base no 911 Carrera S: como o 911 original, o 911 “50th Anniversary Edition” é um coupé com um motor traseiro de seis cilindros opostos e tracção atrás. A sua performance eficiente, suspensão desportiva activa – e uma carroçaria especial, tem uma relevância actual: o 911 de aniversário possui uma carroçaria mais larga, que é reservada para as versões de tracção integral, Carrera 4. Esta edição especial vai ser limitada a 1963 unidades, um número que representa o ano da estreia mundial do 911.
 
A Porsche vai mostrar a edição limitada do 911 “50th Anniversary Edition” no Salão Internacional Automóvel (IAA) de Frankfurt, que abre as portas ao público no dia 12 de Setembro de 2013. Em 1963, a Porsche também apresentou o modelo original ao público neste salão internacional líder para a indústria automóvel. Desde a sua primeira apresentação – inicialmente como 901 – este automóvel desportivo tornou-se um ícone, com fãs espalhados por todo o mundo sendo hoje considerado uma referência para todos os outros modelos desportivos. Desde a sua estreia em 1963, o modelo foi progressivamente desenvolvido sem interrupção. No processo, o carácter único do 911 foi sempre preservado. O resultado da evolução durante este período de 50 anos – que incluiu igualmente inúmeras vitórias em competição – é um veículo desportivo que encarna plenamente a autenticidade da marca Porsche. O seu DNA é reflectido em todos os modelos Porsche.
 
Esta edição limitada de 400 cv (294 kW) do 911 Carrera S, inclui características que contribuíram para o sucesso dos 50 anos de história do 911. Por exemplo, a edição limitada inclui o Porsche Active Suspension Management (PASM), com uma afinação específica para compensar a maior largura das vias e para suportar a maior capacidade dinâmica em curva deste 911. O sistema de escape desportivo emite uma sonoridade repleta de emoção. Jantes específicas de 20 polegadas são um tributo visual às lendárias “Fuchs” e possuem acabamento em preto mate com o centro polido. Aplicações em cromado nas entradas de ar dianteiras, na grelha do compartimento do motor e no painel entre as luzes traseiras, enfatizam o aspecto distinto desta edição limitada. Outro atributo técnico no equipamento desta unidade é o Porsche Dynamic Light System (PDLS) com faróis bi-xénon e luzes de curva dinâmicas.
 
Estão disponíveis duas cores únicas para o 911 “50th Anniversary Edition”, um Cinzento Grafite e um mais claro Cinzento Geiser metalizado. Para além destas duas cores, também está disponível a cor Preto. Todos possuem um logótipo com efeito 3D em duas tonalidades na traseira com os números “911 50”. Este logótipo também está presente em três cores nos encostos de cabeça dianteiros e em duas cores no taquímetro e nas protecções das soleiras das portas em alumínio. Também pode ser encontrado no painel do suporte de copos – juntamente com o número individual da edição limitada de cada veículo. Outras características exteriores deste modelo especial são as molduras das janelas em cromado e o design desportivo dos retrovisores exteriores.
 
Também existem tributos ao 911 original no habitáculo: o “lettring” do painel de instrumentos é em verde com os ponteiros em branco e o centro em prata, tal como há 50 anos atrás. Outra característica especial é o centro dos bancos em pele surgir em tecido, com o padrão de fábrica a fazer lembrar o “Pepita” tartan desenhado nos anos 60. O interior totalmente em pele é revestido em Cinzento Ágata ou em Preto com pespontos decorativos, alguns em cor de contraste. O condutor e o passageiro da frente desfrutam de uma experiência tipicamente 911, com bancos desportivos ajustáveis electricamente em 14 vias ou, em opção, em 18 vias com os bancos desportivos plus. A alavanca da caixa ou o selector da caixa de velocidades em alumínio escovado – que combina com os painéis decorativos no tablier e na consola central – é do catálogo Porsche Exclusive.
 
Imagens: Porsche
 



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment