Rampa Histórica Luso Bussaco

Competição 03 Mai 2013

Rampa Histórica Luso Bussaco


O Clube LusoClássicos, clube de automóveis clássicos e antigos da Vila de Luso, realizou pela segunda vez a Rampa Histórica Luso Bussaco 2013, reunindo um magnífico leque de 76 inscritos, 60 pessoas na organização e um conjunto de entidades que se associaram para levar a efeito esta grande jornada automobilística.

Num percurso sinuoso e tecnicamente delicado, a prova teve inicio na EN 234, junto à entrada de Luso e culminou na mesma via, 3 km após. Depois de muitos anos esta deliciosa prova voltou à estrada com respeito pela sua história que remonta à década de 60 e num mesmo figurino: Velocidade, rigor e espectáculo.
Este ano a Rampa Histórica fez recordar os mais belos momentos que marcaram uma das provas mais “elaboradas” pelo Clube neste bonito Concelho.
Chegado o grande dia já pelas 8h da manhã, participantes e espectadores começaram a invadir todos os acessos criando um ambiente quente e vibrante tão grande era a expectativa de uns participarem e outros assistirem a esta prova única e carregada de grande historial automobilístico.
As 16 curvas do percurso esperavam pelos concorrentes com o delírio dum público estimado em diversos milhares de pessoas que se estendiam ao longo do traçado, onde a principal preocupação foi a segurança que funcionou sempre quando houve necessidade.
Duas subidas de treinos ocuparam a manhã numa mistura de cultura desportiva, entre veículos dos anos 50 até aos dos dias de hoje onde, de ambos os lados, era visível um grande amor pelos automóveis.
De tarde as três subidas cronometradas ditaram os vencedores, por Classes e à Geral, indiscutivelmente afirmando esta prova no panorama nacional do desporto automobilístico clássico e desportivo.
Sem dúvida que foi uma prova muito bem disputada com um balanço claramente positivo e digno.
Segundo os responsáveis pela Organização Diogo Ribeiro, Hugo Oliveira e Tony Luís “para este magnifico resultado muito contribuíram a Câmara Municipal da Mealhada, a Fundação Mata do Bussaco, as Estradas de Portugal, a Junta de freguesia de Luso, a Guarda Nacional Republicana, a Sociedade das Águas de Luso, as Caves Messias, o Grande Hotel de Luso, o restaurante “O Cesteiro”, o Supermercado Semedo e mais um conjunto de diversas entidade locais a quem expressamos os nossos agradecimentos”.
Para o ano, a Rampa Histórica Luso Bussaco terá mais uma edição se possível ainda mais melhorada e claramente reforçada.

CLASSIFICAÇÕES:

Clássicos:
1º Classificado – Nº71 Miguel Lobo – Académica/Caixa Geral de Depósitos
– Ford Fórmula 27 de 1979 – tempo 1:40.64m
2º Classificado – Nº25 João Mexia Leitão/Nuno Machado – Porsche 911
Coupé de 1973 – tempo 1:41.44m
3º Classificado – Nº21 Tiago Prata – Ford Escort MKII de 1975 – tempo
1:42.52m

Desportivos:
1º Classificado – Nº72 David Silva – Classic Maniac – Westfield_SE Wide
de 1991 – tempo 1:34.76m
2º Classificado – Nº67 Raul Aguiar/Pedro Pereira – Mitsubishi EVO IV de
1998 – tempo 1:34.89m
3º Classificado – Nº73 Henrique Correia – Westfield_SE de 1996 – tempo
1:38.33m

Texto: Francisco S Costa (carecosta@gmail.com)
Imagens: Tiago Ângelo

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube