Portugal em 1000 Milhas

Eventos 19 Abr 2013

Portugal em 1000 Milhas

A paixão pelos carros clássicos com cariz mais desportiva tem vários ícones na sua história, e um deles chama-se Mille Miglia. Mil milhas em estrada aberta, num país cheio de sol, bonitas paisagens, vilas e aldeias carregadas de cultura, estradas sinuosas – como o nosso Portugal.
Não será uma corrida, que hoje em dia seria impossível, mas um passeio aventura, que dada a sua extensão vai obrigar a uma boa gestão do tempo. Serão 250 kms diários de puro prazer, a que estarão associadas paisagens inesquecíveis, golfadas de cultura e uma gastronomia à nossa maneira. E o dia termina sempre num local de referência.
Para o percurso, a organização liderada por Pedro Vilas Boas e Miguel Côrte-Real, privilegia as velhas estradas secundárias e mesmo algumas municipais. Todas foram já percorridas para garantir que o piso está em condições. Os participantes passarão por locais emblemáticos como a Serra da Arrábida, Tróia, a Costa Vicentina e o Barlavento Algarvio; o Alentejo profundo, incluindo entre outros pontos de inegável beleza as encostas do Guadiana, o Pulo do Lobo, o Alqueva, a vila de Monsaraz; a serra da Estrela com uma passagem pela Torre; o Caramulo; o incontornável Vale do Rio Douro; as Alturas do Barroso; a serra do Gerez e a serra da Peneda – Soajo; o verde Minho com as vilas de Melgaço e Caminha.
Com partida de Lisboa e chegada ao Porto serão 1000 milhas bem medidas!

Organização

A concepção e organização do evento estão a cargo de Pedro Villas-Boas e de Miguel Côrte-Real, com a participação da empresa Turaventur, uma referência em turismo e aventura.
Para Pedro Villas-Boas, um dos inventores do passeio todo-o-terreno Transportugal (1986 -1991), este acontecimento é como o renascer da ideia original daquele evento, mas agora adaptado para carros clássicos. Uma volta completa a Portugal, percursos variados e belos, momentos culturais, boa comida e estadia.
Para Miguel Côrte-Real trata-se de uma oportunidade única de juntar a paixão pelos clássicos com a beleza e a extraordinária diversidade geográfica e cultural de Portugal. O evento já fazia falta no nosso panorama desportivo ligado aos veículos antigos com interesse histórico. As etapas terão cerca de 250 kms cada, equivalente a 5 ou 6horas de condução diárias. Com partida às 9h e chegada às 18h, com pelo menos 3 horas de paragem ao longo do percurso, permitindo um almoço sem pressas e paragem nos locais mais marcantes de cada etapa.
O carro vassoura será um reboque conduzido por dois mecânicos experientes que procurarão ir resolvendo eventuais problemas ao longo do percurso ou, se necessário, rebocar o carro até ao fim da etapa. A organização irá ainda incluir um serviço de reboque em standby para repatriamento de viaturas (este, se utilizado, pago à parte).
A vivência gastronómica é considerada essencial, sendo a escolha dos locais das refeições (almoços e jantares) feita criteriosamente de forma a ser bem representativa da respectiva região. O mesmo para os locais de pernoita, embora sujeitos à sua disponibilidade.
Este será o ano zero de um evento que a organização pretende fazer anualmente e já internacionalizar em 2014, com a participação de concorrentes estrangeiros.

Condições de participação

Numa primeira experiência e para manter a qualidade que se pretende imprimir ao evento, a organização irá limitar o número de viaturas inscritas a um máximo de 25 carros.
Será dada preferência a carros tipo Gran Turismo, pós guerra e com mais de 40 anos. Os carros terão de estar em boas condições gerais e mecânicas. Tratando-se de um passeio em estradas públicas, os carros terão de ter as condições necessárias para poderem circular, seguro incluído. A organização incluirá um seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais, obrigatório neste tipo de eventos.
O preço da inscrição é de 2.500 € por viatura (c/2 pessoas). O evento terá lugar de 14 a 21 de Setembro deste ano.
Mais informações através de Miguel Côrte-Real, pelo telemóvel 917 538 652 ou pelo email miguelcortereal53@gmail.com. Também Pedro Villas-Boas poderá ser contactado pelos mesmos meios, pelo 968 115 744, ou em alternativa através do endereço electrónico pvb@mail.telepac.pt. Os contactos da Turaventur são o 966 758 940 e turaventur@turaventur.com

Texto: Organização
Imagens: Arquivo Classic Press Center ©

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube