Mercedes em Goodwood

Eventos 21 Mar 2013

Mercedes em Goodwood

Mercedes W196 de Fangio em leilão

Quem nunca se achou o maior piloto de todos os tempos? A verdade é que quem anda metido nestas coisas de automóveis reconhece bem o talento de Juan Manuel Fangio, o piloto argentino que venceu nada mais do que cinco títulos mundiais.
Outro marco do desporto automóvel é a passagem da Mercedes-Benz pela competição automóvel, sendo que o início da década de 50 é considerada uma época de ouro.
Esta introdução porque? Tudo porque a Bonhams anunciou que vai leiloar a 12 de Julho, por ocasião do Goodwood Festival of Speed, aquele que é já considerado o melhor veículo de competição que foi até aos dias de hoje a leilão. Trata-se do Mercedes-Benz W196 2½-litros, com motor de oito cilindros em linha de 1954, com o chassis número ‘00006/54’, com o qual Juan Manuel Fangio venceu os Grandes Prémios da Alemanha e da Suiça em 1954.
A importância deste chassis é igualmente curiosa, uma vez que foi esta mesma unidade que esteve na origem do primeiro Mercedes de GP a possuir as rodas descobertas. Além do mais, foi com este chassis que a marca da estrela apresentou pela primeira vez um motor com injeção e suspensões independentes. Assente sob uma estrutura multi-tubular, esta técnica permitia reduzir consideravelmente o peso do monolugar, um feito conseguido igualmente graças ao recurso do oito-cilindros em linha.

A Mercedes em Goodwood

Para além da presença deste monolugar no leilão da Bonhams, a marca da estrele irá estar oficialmente presente no Goodwood Festival of Speed, entre os dias 11 e 14 de Julho de uma forma bastante notada.
Se Jochen Mass irá estar presente no Goodwood Press Day aos comandos de um 300 SLR (W 196 S), a “abrir o apetite” aos jornalistas com o carro que venceu o British International Tourist Trophy em 1955 pelas mãos de Stirling Moss e John Cooper, a verdade é que para além deste carro, a Mercedes irá revelar outras verdadeiras pérolas da sua história.
Uma delas é o Benz Special Saloon de 1910 fabricado a pedido do Prince Heinrich e que se encontra atualmente em exposição no Museu Louwman, na Holanda, naquela que é considerada uma das melhores coleções automóveis do mundo.
Outros carros que irão marcar a sua presença em Goodwood serão os W 154 (1938 a 1939) e o camião de transporte Mercedes-Benz 1834 S de 1993.
Em termos de pilotos convidados pela Mercedes-Benz para pilotar os seus carros, e para além de Jochen Mass, irão estar presentes também Jackie Stewart num W 154 “Silver Arrow”.

Texto: Redação
Imagens: Mercedes-Benz



PARTILHAR:

Deixe um comentário

Please Login to comment