Câmara de Lisboa promove partimónio

Clássicos 19 Fev 2013

Câmara de Lisboa promove partimónio

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica, está a promover uma série de visitas ao seu espaço de viaturas ligeiras. A ideia base é permitir que a população lisboeta (e não só) tenha a possibilidade de usufruir de um contacto mais directo com as viaturas históricas que estiveram em tempos ao serviço da câmara. No dia em que visitámos as instalações, Luís Fradinho recebeu um pequeno grupo de invisuais.
A visita começou com uma breve introdução d que foram os carros ao serviço da Cãmara Municipal de Lisboa e a Citroën HY de 1970, que em tempos serviu de Biblioteca Itinerante foi o primeiro veículo a ser “sentido” por todos. Os visitantes puderam entrar dentro daquela que foi a Biblioteca Itinerante nº1, ou seja, a que foi concebida com o claro objectivo de levar a literatura aos bairros mais antigos da cidade, como Alfama e Mouraria. Seguiu-se uma passagem pelo tão carismático Oldsmobile de 1929, o carro mais antigo presente nesta mostra. Conhecido como “O Táxi Mais Antigo de Lisboa”, este veículo que outrota pertenceu a Sugusto Macedo, foi sofrendo várias alterações conforme o código de estrada assim o exigia. Desta forma, a adopção de janelas e dos piscas tentaram responder às exigências de cada época. E se atendermos que este carro esteve “em praça” mais de 50 anos…
A visita prosseguiu sempre com grande entusiasmo dos participantes e o veículo seguinte foi o Mercedes-Benz 300 SEL de 1971. Trata-se do carro utilizado pelo General Sande e Castro na sua época, sendo um veículo batante potente com cerca de 200 bhp e suspensão hidropneumática, vidros eléctricos e mesmo ar condicionado, o que para um carro desta época era um verdadeiro luxo. Mas a surpresas desta exposição não se esgotaram por aqui. Um Land Rover de 1980 ainda com as cores da Polícia Municipal levam os visitantes a uma nova área do passado histórico da Câmara Municipal de Lisboa. Segue-se esta viagem pelo tempo ainda na década de 80 com o Citroën CX que Krus Abecassis utilizou intensamente aquando da sua passagem pela câmara como Presidente. Luís Fradinho realçou as linhas futuristas deste carro para a época em que se inseria lembrando igualmente o papel aerodinâmico do carro francês. Também utilizado por Krus Abecassis na mesma época, mas como Presidente da EPUL, estava em exposição o Rover 3500 V8, um veículo com caixa de velocidades automática e umas linhas tipicamente inglesas e com um motor com cerca de 200 bhp.
Mais recente é o Renault 25 utilizado durante a segunda metade da década de 80, quando Jorge Sampaio assumiu a presidência da Câmara Municipal de Lisboa. Luxos como a direcção assistida e mesmo um telefone interno eram alguns extra neste exemplar. E regressamos depois a mais uma viatura utilizada pela Polícia Municipal. Trata-se de um Datsun Bluebird a Diesel que patrulhou intensamente a cidade de Lisboa a partir de 1986 e que somente há pouco tempo foi retirado do activo.
Finalmente a visita começa a chgar ao seu fim, havendo ainda tempo para apreciar as linhas de um Peugeot 504 a gasolina que esteve igualmente ao serviço da edilidade local. Por fim, a visita terminou com um passeio num VW Kombi de modo a que os visitantes desta animada manhã pudessem sentir o que era andar num carro deste género. Luís Fradinho relembra que a Câmara Municipal de Lisboa está de braços abertos para receber grupos de alunos de escolas ou instituições que desejem conhecer este espaço. Os contactos podem ser feitos para o email luis.fradinho@cm-lisboa.pt ou através do telefone 21 855 51 00.

Texto: Redação
Imagens: Classic Press Center

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube