Vai começar em 2013 o Historic Endurance Series

Clássicos 08 Fev 2013

Vai começar em 2013 o Historic Endurance Series

Fruto da iniciativa de Diogo Ferrão e em parceria com a ANPAC, nasce em 2013 o Historic Endurance.
Esta competição tem como objectivo proporcionar disputadas e animadas corridas para Gentlemen Drivers, nos melhores eventos e circuitos da Península Ibérica. Para além da competição e dos resultados desportivos, a missão do Historic Endurance é proporcionar um fim-de-semana agradável e descontraído aos pilotos e acompanhantes. Pretende-se criar um saudável convívio entre participantes, apimentado pela emoção e adrenalina da competição tornando cada evento uma ocasião memorável.
Este conceito beneficia dos magníficos circuitos e das condições climatéricas do sul da Europa, que permitem corridas sob céu azul radioso. Estes dois motivos permitem a participação pontual de pilotos da Europa Central que preferem fazer mais alguns quilómetros para poderem disputar corridas em grandes circuitos com temperaturas agradáveis.
Esta é para Diogo Ferrão, uma evolução do que foi o projecto Iberian Gentlemen Drivers, agora com uma organização própria. Segundo o mesmo: “Após 2 anos, o projecto que começou como uma brincadeira para amigos atingiu um grande nível de sucesso com mais de 50 pilotos na ultima prova. No entanto, o sucesso cria sempre novos níveis de exigência. Para 2013, era necessário criar esta organização de forma a conseguir responder às novas exigências dos pilotos.
Infelizmente, a nivel organizativo não irei contar com ajuda do Francisco Calheiros neste nova etapa, a quem envio um especial abraço, pois juntos gastámos muitos fins-de-semana a trabalhar para que nada faltasse e a quem espero ver na grelha de partida do Historic Endurance.
Agradeço também ao Museu do Caramulo o seu trabalho na divulgação do evento, desde que se juntou a nós em 2011 e ao Pedro Soromenho na lojística, uma tarefa difícil e que não é tão apreciada como devia.”
Uma das primeiras tarefas da nova estrutura foi tornar o projecto oficial, visando melhorar a qualidade organizativa. Com ajuda da ANPAC, no seu papel de impulsionador das provas de Clássicos chegou-se a um acordo com a FPAK que ficou convencida da seriedade deste projecto. Assim, o Historic Endurance Series é uma competição aprovada pela federação, embora a organização continue privada e de participação restrita a pilotos que partilhem do espírito de Gentlemen Driver.

O calendário do Historic Endurance está já confirmado e será o seguinte:

– 8/9 Junho: Jarama Vintage Festival: O 1º circuito permanente Ibérico (desde 1967) recebe a nossa primeira prova. Organizado de forma espectacular, este evento foi a grande surpresa de 2012 com mais de 20.000 espectadores. Este ano contará também com algumas provas internacionais, trazendo ainda mais glamour e publico. Tínhamos, obviamente de repetir.
– 21/23 Junho: Grande Premio Historico do Porto: A Câmara Municipal do Porto organizará novamente o espectacular circuito citadino cuja primeira edição foi em 1931. A prova decorrerá no fim-de-semana em que a paixão pelos Clássicos é cabeça de cartaz.
– 12/13 Outubro: Jerez Historic Festival: Com o apoio da Junta de Turismo da Andaluzia, este fim-de-semana agora organizado pelos Masters Racing Series. O circuito favorito da Formula 1 para testes, localiza-se no coração da Andaluzia, numa cidade com uma beleza e gastronomia surpreendente.
– 19/20 Outubro: Algarve Classic Festival: O regresso ao que é considerado um dos melhores circuitos do mundo e ao maior festival de Clássicos da Peninsula Ibérica. As excepcionais condições de alojamento mantém-se para 2013.
– 16/17 Novembro: Taça 250KM do Estoril: A encerrar a epoca teremos uma única prova de 2 Horas para fechar a temporada. A prova será para equipas de 2 a 4 pilotos, sendo que poderão participar pilotos com licenças regionais. Esta prova acolherá a visita de algumas equipas Francesas do V de V, principalmente ao volante dos seus Porsches 911 SWB 2.0, que querem terminar em grande a época. Uma prova única, que terá o cair da noite, sensivelmente a meio da corrida, ao melhor estilo de Le Mans.
Agora como cabeça da organização, Diogo Ferrão explica os desafios para 2013: “Estamos a receber uma grande adesão por parte dos competidores, quer em Portugal quer no Estrangeiro. Sabemos de mais de uma dezenas de clássicos adquiridos e preparados para participarem neste competição. No entanto, pedia aos potenciais concorrentes que antes de fazerem significativos investimentos, contactassem a organização para melhor se esclarecerem as regras sobre a elegibilidade de futuras máquinas.”
Mais informação, inclusive o regulamento final da competição, pode ser encontrada no website da FPAK ou no website da competição em www.historicendurance.com.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube