Londres-Lisboa na estrada

Eventos 06 Fev 2013

Londres-Lisboa na estrada

Terminaram ontem as verificações do percurso da próxima edição do Londres-Lisboa que terá lugar entre os dias 27 de Abril e 5 de Maio e que trará até ao nosso país um verdadeiro museu rolante ao mais alto nível.
Passados seis anos desde a última edição, o Rally de Clássicos London to Lisbon (London-Lisboa Reliability Trial and Tour) regressa finalmente a terras lusas, para a sua sexta edição. Esta prova conta como Volta de Qualificação para o HERO Cup de 2013, em associação com a EFG International. Organizado pelo experiente HERO e aberto a todos os automóveis fabricados até 1983, limitando assim a participação a automóveis considerados “clássicos”, este rally de mais de 3.000 kms de percurso inicia-se no dia 27 de Abril no Museu Marítimo em Greenwich, Inglaterra, com a presença do embaixador português no Reino Unido, João de Vallera, terminando em Lisboa no dia 5 de Maio para um final em grande. 60 equipas internacionais provenientes de países tão variados como África do Sul, Suíça, Canadá, Alemanha, Inglaterra, Itália ou Argentina, montadas em 60 automóveis clássicos, vão ao longo de nove dias apreciar as maravilhosas paisagens únicas e distintas de Inglaterra, França, Espanha e Portugal. O plantel de automóveis das várias equipas inclui uma mistura de veículos pré e pós-guerra, de onde destacamos desde logo o raríssimo Aston Martin DB4 GT Zagato, do carismático Lord Irvine Laidlaw, que virá ao volante do mesmo.

Percurso planeado ao detalhe

O percurso levará os participantes de Londres até Portsmouth, passando por St Malo, Poitiers, Pau, Burgos, Leon, Ourens, Vila Real, Caramulo e Sintra, até à chegada em Lisboa. Pelo caminho, existirão provas de regularidade, provas de perícia em kartódromos e troços de ligação. A passagem no Caramulo, que ocorre no penúltimo dia do rally, irá contar com uma subida da mítica Rampa do Caramulo, fechada de propósito para o evento. De noite, os participantes terão a oportunidade única de jantar dentro das salas de exposição do Museu do Caramulo, rodeados por automóveis antigos. No último dia, as equipas chegarão ao Palácio de Seteais em Sintra, juntando-se-lhes um grupo de entusiastas portugueses, membros do ACP Clássicos, contribuindo assim para uma chegada triunfal do rally a Lisboa. Uma vez terminado o rally, as equipas ficarão hospedadas no Lapa Palace, onde decorrerá o jantar de entrega de prémios.
O Jornal dos Clássicos esteve ontem à conversa com Brian Whyte e Peter Nedin – Diretor Geral e Diretor Geral de eventos da HERO (Historic Endurance Rallying Organisation) que nos revelaram as dificuldades que encontraram ao efectuarem o percurso com vista a traçar o road-book para os concorrentes. Desde uma intensa tempestade de neve no Picos da Europa, na vizinha Espanha, até ao seu carro ter avariado e terem sido obrigados a alugar uma viatura para concluirem o reconhecimento, de tudo um pouco aconteceu a esta dupla britânica que espera ainda hoje regressar a Inglaterra para finalizar mais uma edição do Londres-Lisboa que certamente irá despertar a curiosidade dos adeptos dos veículos antigos e clássicos do nosso país.
Resta recordar que o Rally de Clássicos “London to Lisbon” conta com o apoio de entidades nacionais e estrageiras como o Museu do Caramulo, o ACP Clássicos, a Octane Magazine, a Orianda, a Hagerty Classic Car Insurance, o Lapa Palace e os Olissippo Hotels.

Sobre a HERO

Fundado em 1993, o HERO (Historic Endurance Rallying Organisation) é actualmente um prestigiado Clube britânico de automóveis clássicos responsável por inúmeros eventos e provas realizadas como sejam o Le Jog, o Scottish Malts Reliability Trial and Tour, o Summer Classic Reliability Trial & Tour, o Throckmorton Challenge (HRCR National B Championship), o The Icelandic Saga ou o London to Lisbon Classic Rally. Em 2012 o HERO adquiriu e integrou na sua estrutura o CRA (Classic Rally Association), criado em 1988, tornando-se assim na única plataforma multi-funcional de rallies na Europa. Actualmente conta com mais de 9.500 sócios, sendo uma entidade reconhecida pela Motor Sports Association (“MSA”) e pela FIVA – the Fédération Internationale des Véhicules Ancien

Texto: Redação
Imagens: HERO

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube