Encontro dos Desportivos Ingleses sob animado temporal

Eventos 22 Jan 2013

Encontro dos Desportivos Ingleses sob animado temporal

Foi um encontro diferente daquele a que os habituais participantes de passeios de automóveis antigos estão habituados certamente.
Realizado pelo ACP Clássicos no passado Sábado, o 10º Encontro de Desportivos Ingleses foi contudo repleto de emoções plenas, no que toca à condução. Tudo porque a Proteção Civil anunciou que o país iria estar sob uma forte intempérie e que para além de fortes chuvas, Portugal poderia sofrer bastante graças a fortes ventos. O que de fato sucedeu.
Isso não impediu contudo que a maioria dos inscritos (mais de 100) alinhasse à partida de mais um passeio reservado aos veículos desportivos ingleses e assim sendo, manhã cedo a Emparque recebia os participantes de Lisboa no estacionamento da Praça de Londres, onde ofereceu o pequeno-almoço a todos. Enquanto isso, os responsáveis pelos ACP Clássicos distribuíam os road-books e formalizavam as inscrições. Lá fora, via-se que o dia ia ser agreste, com vários bocados de árvores a “passearem na via pública” e até uma moto de alta cilindrada deitada abaixo pelo vento.
O trajeto inicial do passeio levou os participantes até à Quinta da Tufeira em Pernes. Para trás tinham sido já percorridos mais de 100 quilómetros, com passagens pelo Cartaxo, Louriceira, Secório, Várzea, Perofilho, Póvoa de Santarém, Terra do Bispo e Almajões. A primeira paragem do dia serviu para aquecer quem vinha de descapotável (isso mesmo…) ou para quem conduzia em carros que metiam água.
Em termos de viaturas presentes, a escolha era bem variada com os MGB’s em grande maioria (com uma delegação a vir do Norte do país), vários Jaguar E e alguns Morris Minor. Mais raros um Frazer Nash, um AC, um Morgan Aero 8,
Dali a caravana dividiu-se em dois: uma para a vertente turística e outra para a desportiva. A primeira dirigiu-se diretamente para a Quinta do Falcão, enquanto a segunda rumou em direção ao kartódromo de Fátima. E aqui o temporal voltou a ditar as regras. O grupo da turística debateu-se com diversas árvores tombadas nas estradas, tendo inclusive de passar por baixo de uma delas, enquanto os mais desportivos viam a passagem pelo Funpark de Fátima sem qualquer registo de tempos, devido a um corte geral de energia.
Assim sendo, à hora de almoço as duas comitivas juntaram-se na Quinta do Falcão, havendo ainda tempo para se visitar a exposição de carros antigos presentes naquele espaço, com particular destaque para 15 charretes antigas, um Hudson e um BMW 1600GT, entre outros.
A encerrar o evento, Vasco Correa Mendes agradeceu a excelente disposição de todos os participantes ao longo de todo o dia, bem como o pronto atendimento da Quinta do Falcão que mesmo tendo ficado sem o telheiro de um dos picadeiros, serviu com extrema simpatia a comitiva dos clássicos.
E que venha o 11º Encontro de Desportivos Ingleses que é já uma tradição no calendário nacional de clássicos.

Texto: Redação
Imagens: Classic Press Center ©

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube